Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/88
metadata.dc.type: Trabalho apresentado em evento
Título : O vocabulário controlado como instrumento de organização e representação da informação na FINEP
metadata.dc.creator: Almeida, Tatiana de
Souza, Rosali Fernandez de
Resumen : A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), como empresa nacional de financiamento, possui potencial relevante de dados das propostas recebidas de pesquisa e desenvolvimento em ciência, tecnologia e inovação no país. Como tal, se caracteriza como sistema de recuperação da informação. O trabalho analisa o Vocabulário Controlado FINEP (VCF) enquanto instrumento de organização e representação da informação das propostas de financiamento. A análise do VCF é feita por abordagem histórico-metodológica da construção do vocabulário, ressaltando aspectos da concepção e das etapas de desenvolvimento do instrumento, destacando as principais mudanças no tempo. Investiga a viabilidade de aplicação do processo de categorização dos descritores em uso como contribuição para avaliação e reestruturação do vocabulário e conclui sobre a viabilidade de aplicação do método de categorização no VCF, destacando a importância fundamental da definição dos descritores nesse processo.
Palabras clave : Sistema de recuperação da informação
Vocabulário controlado
Categorização
Editorial : ANCIB ; Unb. PPGCI
Citación : In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 12, 23 -26 out. 2011, Brasília. Anais do XII ENANCIB. 2011. p.424-438
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://ridi.ibict.br/handle/123456789/88
Fecha de publicación : 2011
Aparece en las colecciones: Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RosaliTatianaEnancib2011b.pdf558,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.