Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/88
Tipo: Trabalho apresentado em evento
Título: O vocabulário controlado como instrumento de organização e representação da informação na FINEP
Autor(es): Almeida, Tatiana de
Souza, Rosali Fernandez de
Abstract: A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), como empresa nacional de financiamento, possui potencial relevante de dados das propostas recebidas de pesquisa e desenvolvimento em ciência, tecnologia e inovação no país. Como tal, se caracteriza como sistema de recuperação da informação. O trabalho analisa o Vocabulário Controlado FINEP (VCF) enquanto instrumento de organização e representação da informação das propostas de financiamento. A análise do VCF é feita por abordagem histórico-metodológica da construção do vocabulário, ressaltando aspectos da concepção e das etapas de desenvolvimento do instrumento, destacando as principais mudanças no tempo. Investiga a viabilidade de aplicação do processo de categorização dos descritores em uso como contribuição para avaliação e reestruturação do vocabulário e conclui sobre a viabilidade de aplicação do método de categorização no VCF, destacando a importância fundamental da definição dos descritores nesse processo.
Palavras-chave: Sistema de recuperação da informação
Vocabulário controlado
Categorização
Editor: ANCIB ; Unb. PPGCI
Citação: In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 12, 23 -26 out. 2011, Brasília. Anais do XII ENANCIB. 2011. p.424-438
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/88
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RosaliTatianaEnancib2011b.pdf558,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.