Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ridi.ibict.br/handle/123456789/722
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior |
metadata.dc.creator: | Hatschbach, Maria Helena de Lima |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Oliveira, Gilda Olinto de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Alberto de Mello e |
metadata.dc.description.resumo: | Abordagem dos aspectos conceituais e históricos da Information Literacy, enfocando suas aplicações no ambiente acadêmico. Apresenta um levantamento sobre a utilização do termo e o desenvolvimento desta área no exterior e no Brasil. Analisa iniciativas, em ambiente digital, voltadas para a formação do estudante de nível superior para o uso da informação. Identifica as principais temáticas tratadas em tutoriais de Information Literacy |
Abstract: | This study outlines historical and conceptual aspects of Information Literacy, focusing their use on the academic environment. It presents the use of the term Information Literacy and the development of this field in Brazil and abroad. It shows actions, in digital environment, developed to the undergraduate student learning on the use of information. It identifies thematic priorities on the tutorials of Information Literacy |
Keywords: | Educação de usuários Treinamento de usuários Habilidades para uso da informação Internet Tutorial |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFRJ/ECO - IBICT |
metadata.dc.publisher.department: | Ciência da Informação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Citation: | HATSCHBACH, Maria Helena de Lima. Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior. 2002. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2002. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/722 |
Issue Date: | 22-Nov-2002 |
Appears in Collections: | Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mariahelena2002.pdf | 548,48 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is protected by original copyright |