Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/489
Tipo: Apresentação
Título: Interações comunicacionais e aprendizagem nas organizações complexas: reflexões a partir da teoria do agir.
Autor(es): Barradas, Jaqueline Santos
Mazzaroto, Solange Francisca
Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de
Abstract: A complexidade é uma característica marcante das organizações da sociedade contemporânea. Os indivíduos que enfrentam as mudanças e os desafios da atualidade devem estar aptos a se adaptarem com rapidez. Essa adaptação pode ocorrer de várias formas, e uma delas é a partir da capacidade de aprender constantemente. Assim, o presente trabalho tem por objetivo discutir como o processo de aprendizagem ocorre nas organizações complexas, a partir da utilização da Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas, filósofo e sociólogo alemão. Também é descrita a Teoria dos Sistemas, de Niklas Luhmann, sociólogo alemão, para que se pudesse definir o que é uma organização complexa. O conceito de aprendizagem é explorado com foco no ambiente organizacional. Neste contexto, é destacado o papel da informação e da comunicação, que têm a linguagem e o discurso como principais elementos desta análise. Após a definição e a caracterização da Teoria do Agir Comunicativo, discute-se a sua relação com a aprendizagem organizacional. Assim, verifica-se que a interação entre os indivíduos, por meio da utilização da linguagem e do discurso, cria um espaço para o compartilhamento de experiências e de valores, promovendo a aprendizagem. São expostas algumas considerações, com o intuito de que este trabalho possa orientar ações práticas. Conclui-se que o grande desafio das organizações é facilitar e ampliar interações pela linguagem dos seus participantes, proporcionando compartilhamento da informação e o discurso, pois é deste modo que os indivíduos podem aprender.
Palavras-chave: Aprendizagem Organizacional
Organizações Complexas
Teoria do Agir Comunicativo
Editor: ISKO
Citação: Barradas, Jaqueline Santos; Mazzaroto, Solange Francisca; Lima, Clovis Ricardo Montenegro de.Interações comunicacionais e aprendizagem nas organizações complexas: reflexões a partir da teoria do agir. In: CONGRESO ISKO ESPANHA E PORTUGAL, 1. CONGRESO ISKO ESPAÑA, 11, Porto, 2013. Porto: ISKO, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/489
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Exterior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Clovis.pdf79,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.