Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ridi.ibict.br/handle/123456789/489
metadata.dc.type: | Apresentação |
Título : | Interações comunicacionais e aprendizagem nas organizações complexas: reflexões a partir da teoria do agir. |
metadata.dc.creator: | Barradas, Jaqueline Santos Mazzaroto, Solange Francisca Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de |
Resumen : | A complexidade é uma característica marcante das organizações da sociedade contemporânea. Os indivíduos que enfrentam as mudanças e os desafios da atualidade devem estar aptos a se adaptarem com rapidez. Essa adaptação pode ocorrer de várias formas, e uma delas é a partir da capacidade de aprender constantemente. Assim, o presente trabalho tem por objetivo discutir como o processo de aprendizagem ocorre nas organizações complexas, a partir da utilização da Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas, filósofo e sociólogo alemão. Também é descrita a Teoria dos Sistemas, de Niklas Luhmann, sociólogo alemão, para que se pudesse definir o que é uma organização complexa. O conceito de aprendizagem é explorado com foco no ambiente organizacional. Neste contexto, é destacado o papel da informação e da comunicação, que têm a linguagem e o discurso como principais elementos desta análise. Após a definição e a caracterização da Teoria do Agir Comunicativo, discute-se a sua relação com a aprendizagem organizacional. Assim, verifica-se que a interação entre os indivíduos, por meio da utilização da linguagem e do discurso, cria um espaço para o compartilhamento de experiências e de valores, promovendo a aprendizagem. São expostas algumas considerações, com o intuito de que este trabalho possa orientar ações práticas. Conclui-se que o grande desafio das organizações é facilitar e ampliar interações pela linguagem dos seus participantes, proporcionando compartilhamento da informação e o discurso, pois é deste modo que os indivíduos podem aprender. |
Palabras clave : | Aprendizagem Organizacional Organizações Complexas Teoria do Agir Comunicativo |
Editorial : | ISKO |
Citación : | Barradas, Jaqueline Santos; Mazzaroto, Solange Francisca; Lima, Clovis Ricardo Montenegro de.Interações comunicacionais e aprendizagem nas organizações complexas: reflexões a partir da teoria do agir. In: CONGRESO ISKO ESPANHA E PORTUGAL, 1. CONGRESO ISKO ESPAÑA, 11, Porto, 2013. Porto: ISKO, 2013. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/489 |
Fecha de publicación : | 2013 |
Aparece en las colecciones: | Trabalhos apresentados em Congresso no Exterior |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Clovis.pdf | 79,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |