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http://ridi.ibict.br/handle/123456789/489
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Barradas, Jaqueline Santos | - |
dc.creator | Mazzaroto, Solange Francisca | - |
dc.creator | Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de | - |
dc.date.accessioned | 2015-01-15T17:32:37Z | - |
dc.date.available | 2015-01-15T17:32:37Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Barradas, Jaqueline Santos; Mazzaroto, Solange Francisca; Lima, Clovis Ricardo Montenegro de.Interações comunicacionais e aprendizagem nas organizações complexas: reflexões a partir da teoria do agir. In: CONGRESO ISKO ESPANHA E PORTUGAL, 1. CONGRESO ISKO ESPAÑA, 11, Porto, 2013. Porto: ISKO, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/489 | - |
dc.description.abstract | A complexidade é uma característica marcante das organizações da sociedade contemporânea. Os indivíduos que enfrentam as mudanças e os desafios da atualidade devem estar aptos a se adaptarem com rapidez. Essa adaptação pode ocorrer de várias formas, e uma delas é a partir da capacidade de aprender constantemente. Assim, o presente trabalho tem por objetivo discutir como o processo de aprendizagem ocorre nas organizações complexas, a partir da utilização da Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas, filósofo e sociólogo alemão. Também é descrita a Teoria dos Sistemas, de Niklas Luhmann, sociólogo alemão, para que se pudesse definir o que é uma organização complexa. O conceito de aprendizagem é explorado com foco no ambiente organizacional. Neste contexto, é destacado o papel da informação e da comunicação, que têm a linguagem e o discurso como principais elementos desta análise. Após a definição e a caracterização da Teoria do Agir Comunicativo, discute-se a sua relação com a aprendizagem organizacional. Assim, verifica-se que a interação entre os indivíduos, por meio da utilização da linguagem e do discurso, cria um espaço para o compartilhamento de experiências e de valores, promovendo a aprendizagem. São expostas algumas considerações, com o intuito de que este trabalho possa orientar ações práticas. Conclui-se que o grande desafio das organizações é facilitar e ampliar interações pela linguagem dos seus participantes, proporcionando compartilhamento da informação e o discurso, pois é deste modo que os indivíduos podem aprender. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ilce Cavalcanti (ilce@ibict.br) on 2015-01-15T17:32:37Z No. of bitstreams: 1 Clovis.pdf: 81541 bytes, checksum: 014b685bdb4db56a1e89f2edb4f81f8f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-01-15T17:32:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Clovis.pdf: 81541 bytes, checksum: 014b685bdb4db56a1e89f2edb4f81f8f (MD5) Previous issue date: 2013 | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | ISKO | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Organizacional | pt_BR |
dc.subject | Organizações Complexas | pt_BR |
dc.subject | Teoria do Agir Comunicativo | pt_BR |
dc.title | Interações comunicacionais e aprendizagem nas organizações complexas: reflexões a partir da teoria do agir. | pt_BR |
dc.type | Apresentação | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos apresentados em Congresso no Exterior |
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