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dc.creatorBarradas, Jaqueline Santos-
dc.creatorMazzaroto, Solange Francisca-
dc.creatorLima, Clóvis Ricardo Montenegro de-
dc.date.accessioned2015-01-15T17:32:37Z-
dc.date.available2015-01-15T17:32:37Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationBarradas, Jaqueline Santos; Mazzaroto, Solange Francisca; Lima, Clovis Ricardo Montenegro de.Interações comunicacionais e aprendizagem nas organizações complexas: reflexões a partir da teoria do agir. In: CONGRESO ISKO ESPANHA E PORTUGAL, 1. CONGRESO ISKO ESPAÑA, 11, Porto, 2013. Porto: ISKO, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/489-
dc.description.abstractA complexidade é uma característica marcante das organizações da sociedade contemporânea. Os indivíduos que enfrentam as mudanças e os desafios da atualidade devem estar aptos a se adaptarem com rapidez. Essa adaptação pode ocorrer de várias formas, e uma delas é a partir da capacidade de aprender constantemente. Assim, o presente trabalho tem por objetivo discutir como o processo de aprendizagem ocorre nas organizações complexas, a partir da utilização da Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas, filósofo e sociólogo alemão. Também é descrita a Teoria dos Sistemas, de Niklas Luhmann, sociólogo alemão, para que se pudesse definir o que é uma organização complexa. O conceito de aprendizagem é explorado com foco no ambiente organizacional. Neste contexto, é destacado o papel da informação e da comunicação, que têm a linguagem e o discurso como principais elementos desta análise. Após a definição e a caracterização da Teoria do Agir Comunicativo, discute-se a sua relação com a aprendizagem organizacional. Assim, verifica-se que a interação entre os indivíduos, por meio da utilização da linguagem e do discurso, cria um espaço para o compartilhamento de experiências e de valores, promovendo a aprendizagem. São expostas algumas considerações, com o intuito de que este trabalho possa orientar ações práticas. Conclui-se que o grande desafio das organizações é facilitar e ampliar interações pela linguagem dos seus participantes, proporcionando compartilhamento da informação e o discurso, pois é deste modo que os indivíduos podem aprender.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ilce Cavalcanti (ilce@ibict.br) on 2015-01-15T17:32:37Z No. of bitstreams: 1 Clovis.pdf: 81541 bytes, checksum: 014b685bdb4db56a1e89f2edb4f81f8f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-01-15T17:32:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Clovis.pdf: 81541 bytes, checksum: 014b685bdb4db56a1e89f2edb4f81f8f (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherISKOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem Organizacionalpt_BR
dc.subjectOrganizações Complexaspt_BR
dc.subjectTeoria do Agir Comunicativopt_BR
dc.titleInterações comunicacionais e aprendizagem nas organizações complexas: reflexões a partir da teoria do agir.pt_BR
dc.typeApresentaçãopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos apresentados em Congresso no Exterior

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