Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/890
metadata.dc.type: Dissertação
Título : A ágora digital, a competência crítica em informação e a cidadania ampliada: uma construção possível
metadata.dc.creator: Brisola, Anna Cristina Caldeira de Andrada Sobral
metadata.dc.contributor.advisor1: Schneider, Marco André Feldman
metadata.dc.contributor.referee1: Bezerra, Arthur Coelho
metadata.dc.contributor.referee2: Moretzsohn, Sylvia
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa procura traçar um caminho para a discussão da competência crítica em informação voltada ao projeto de uma cidadania ampliada na ágora digital, percorrendo os conceitos envolvidos neste assunto. Para atingir os aspectos relevantes para a C.I. a respeito desta competência é necessário compreender a ágora, a cidadania, os atributos de um cidadão engajado, o meio digital e as redes sociais digitais, bem como as influências atuantes sobre o cidadão e as redes. É preciso compreender a democracia e os movimentos sociais, além de entender o que é inclusão e letramento digital, competência em informação, competência crítica e competência para a cidadania ampliada. O objetivo maior é pensar em como despertar o gosto pela informação e pela construção do conhecimento a fim de estimular o exercício de uma cidadania participativa. Muitos autores foram necessários para singrar este caminho. É um longo caminho a trilhar, mas necessário à C.I. e de sua responsabilidade, já que se trata de colaborar com a formação do conhecimento no cidadão que convive neste cibermundo contemporâneo.
Resumen : This research tries to draw a path to the discussion of the critical literacy This research tries to draw a path to the discussion of the critical in digital agora, wandering through the concepts involved in this subject. TTo reach the relevant aspects to the Science of Information regarding this literacy is necessary to understand the agora, the citizenship, the qualities of an engaged citizen, the digital media and the digital social networks, as well as the influences that act on both the citizen and the networks. It is needed to understand democracy and the social movements, in addition to understanding what is the digital inclusion and literacy, proficiency in information, critical literacy and literacy for expanded citizenship. The greater goal is to think about how to awaken a taste for information and for the construction of knowledge to the point of stimulating the practice of a participating citizenship. Many authors were needed to walk along this path. It is a long path, but it is essential to the Science of Information and its responsibility, as it's about collaborating in the shaping of the knowledge of the citizen that live in this contemporary cyber world.
Palabras clave : Competência crítica em informação
cidadania ampliada
redes digitais
letramento digital
mobilização em rede
ciência da Informação
Critical information literacy
expanded citizenship
networks
digital literacy
network mobilizing
information science
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: IBICT/UFRJ
metadata.dc.publisher.department: Escola de Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://ridi.ibict.br/handle/123456789/890
Fecha de publicación : 31-mar-2016
Aparece en las colecciones: Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ



Este ítem está protegido por copyright original