Please use this identifier to cite or link to this item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/890
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBrisola, Anna Cristina Caldeira de Andrada Sobral-
dc.date.accessioned2016-10-10T17:57:29Z-
dc.date.available2016-10-10-
dc.date.available2016-10-10T17:57:29Z-
dc.date.issued2016-03-31-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/890-
dc.description.abstractThis research tries to draw a path to the discussion of the critical literacy This research tries to draw a path to the discussion of the critical in digital agora, wandering through the concepts involved in this subject. TTo reach the relevant aspects to the Science of Information regarding this literacy is necessary to understand the agora, the citizenship, the qualities of an engaged citizen, the digital media and the digital social networks, as well as the influences that act on both the citizen and the networks. It is needed to understand democracy and the social movements, in addition to understanding what is the digital inclusion and literacy, proficiency in information, critical literacy and literacy for expanded citizenship. The greater goal is to think about how to awaken a taste for information and for the construction of knowledge to the point of stimulating the practice of a participating citizenship. Many authors were needed to walk along this path. It is a long path, but it is essential to the Science of Information and its responsibility, as it's about collaborating in the shaping of the knowledge of the citizen that live in this contemporary cyber world.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2016-10-10T17:57:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO_VERS FINAL_A ágora midiática digital a competência crítica informacional e a cidadani.pdf: 795100 bytes, checksum: ba176b65e9e96b9ec09298d9d869cd64 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-10T17:57:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO_VERS FINAL_A ágora midiática digital a competência crítica informacional e a cidadani.pdf: 795100 bytes, checksum: ba176b65e9e96b9ec09298d9d869cd64 (MD5) Previous issue date: 2016-03-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetência crítica em informaçãopt_BR
dc.subjectcidadania ampliadapt_BR
dc.subjectredes digitaispt_BR
dc.subjectletramento digitalpt_BR
dc.subjectmobilização em redept_BR
dc.subjectciência da Informaçãopt_BR
dc.subjectCritical information literacypt_BR
dc.subjectexpanded citizenshippt_BR
dc.subjectnetworkspt_BR
dc.subjectdigital literacypt_BR
dc.subjectnetwork mobilizingpt_BR
dc.subjectinformation sciencept_BR
dc.titleA ágora digital, a competência crítica em informação e a cidadania ampliada: uma construção possívelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9619844034107824pt_BR
dc.contributor.advisor1Schneider, Marco André Feldman-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6589062304969432pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Arthur Coelho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1359214991662158pt_BR
dc.contributor.referee2Moretzsohn, Sylvia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4869131611874629pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa procura traçar um caminho para a discussão da competência crítica em informação voltada ao projeto de uma cidadania ampliada na ágora digital, percorrendo os conceitos envolvidos neste assunto. Para atingir os aspectos relevantes para a C.I. a respeito desta competência é necessário compreender a ágora, a cidadania, os atributos de um cidadão engajado, o meio digital e as redes sociais digitais, bem como as influências atuantes sobre o cidadão e as redes. É preciso compreender a democracia e os movimentos sociais, além de entender o que é inclusão e letramento digital, competência em informação, competência crítica e competência para a cidadania ampliada. O objetivo maior é pensar em como despertar o gosto pela informação e pela construção do conhecimento a fim de estimular o exercício de uma cidadania participativa. Muitos autores foram necessários para singrar este caminho. É um longo caminho a trilhar, mas necessário à C.I. e de sua responsabilidade, já que se trata de colaborar com a formação do conhecimento no cidadão que convive neste cibermundo contemporâneo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIBICT/UFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ



This item is protected by original copyright