Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ridi.ibict.br/handle/123456789/890
Tipo: | Dissertação |
Título: | A ágora digital, a competência crítica em informação e a cidadania ampliada: uma construção possível |
Autor(es): | Brisola, Anna Cristina Caldeira de Andrada Sobral |
Primeiro orientador: | Schneider, Marco André Feldman |
Membro da banca: | Bezerra, Arthur Coelho |
Membro da banca: | Moretzsohn, Sylvia |
Resumo: | Esta pesquisa procura traçar um caminho para a discussão da competência crítica em informação voltada ao projeto de uma cidadania ampliada na ágora digital, percorrendo os conceitos envolvidos neste assunto. Para atingir os aspectos relevantes para a C.I. a respeito desta competência é necessário compreender a ágora, a cidadania, os atributos de um cidadão engajado, o meio digital e as redes sociais digitais, bem como as influências atuantes sobre o cidadão e as redes. É preciso compreender a democracia e os movimentos sociais, além de entender o que é inclusão e letramento digital, competência em informação, competência crítica e competência para a cidadania ampliada. O objetivo maior é pensar em como despertar o gosto pela informação e pela construção do conhecimento a fim de estimular o exercício de uma cidadania participativa. Muitos autores foram necessários para singrar este caminho. É um longo caminho a trilhar, mas necessário à C.I. e de sua responsabilidade, já que se trata de colaborar com a formação do conhecimento no cidadão que convive neste cibermundo contemporâneo. |
Abstract: | This research tries to draw a path to the discussion of the critical literacy This research tries to draw a path to the discussion of the critical in digital agora, wandering through the concepts involved in this subject. TTo reach the relevant aspects to the Science of Information regarding this literacy is necessary to understand the agora, the citizenship, the qualities of an engaged citizen, the digital media and the digital social networks, as well as the influences that act on both the citizen and the networks. It is needed to understand democracy and the social movements, in addition to understanding what is the digital inclusion and literacy, proficiency in information, critical literacy and literacy for expanded citizenship. The greater goal is to think about how to awaken a taste for information and for the construction of knowledge to the point of stimulating the practice of a participating citizenship. Many authors were needed to walk along this path. It is a long path, but it is essential to the Science of Information and its responsibility, as it's about collaborating in the shaping of the knowledge of the citizen that live in this contemporary cyber world. |
Palavras-chave: | Competência crítica em informação cidadania ampliada redes digitais letramento digital mobilização em rede ciência da Informação Critical information literacy expanded citizenship networks digital literacy network mobilizing information science |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | IBICT/UFRJ |
Departamento: | Escola de Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/890 |
Data do documento: | 31-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_VERS FINAL_A ágora midiática digital a competência crítica informacional e a cidadani.pdf | 776,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |