Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/458
Tipo: Apresentação
Título: Indexação de fotografias para uso na publicidade: proposta para análise conceitual.
Autor(es): Souza, Joice Cleide Cardoso Ennes de
Souza, Rosali Fernandez de
Abstract: A cultura imagética permeia nosso cotidiano, o que é observado na proliferação de sites que estimulam a produção e a postagem de imagens. A intermediação entre o usuário e o profissional de informação é substituída pela relação virtual entre o usuário e o banco de imagens, tornando o processo de busca de responsabilidade do usuário. Parte-se do pressuposto que a função persuasiva da linguagem publicitária oferece recursos a serem aplicados na análise conceitual de fotografias arquivadas em bancos de imagens na web. Objetiva-se estudar como as etapas de criação do anúncio publicitário e a mensagem publicitária e seus elementos evocadores podem colaborar na análise conceitual da imagem para otimizar a recuperação de fotografias em bancos de imagens para uso na publicidade. Conclui-se que uma vez que a mensagem publicitária tem como objetivo transmitir sentimentos subjetivos, é possível recomendar que na análise conceitual de imagens para publicidade seja considerada a qualidade/emoção/valor evocada pela mensagem publicitária, com a adoção de atributos técnicos, figurativos e subjetivos
Palavras-chave: Indexação de Fotografia
Análise Conceitual
Publicidade
Editor: ANCIB
Citação: Souza, Joice Cleide Cardoso Ennes; Souza, Rosalí Fernandez de.Indexação de fotografias para uso na publicidade: proposta para análise conceitual. In: ENANCIB, 14., Florianópolis, 2013. Anais... Florianópolis: ANCIB, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/458
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosali.pdf388,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais