Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/406
metadata.dc.type: Tese
Título : Reprodução de classe e produção de gênero através da cultura
metadata.dc.creator: Olinto, Gilda
Resumen : Focalizando a situacao escolar, este trabalho examina a cultura adquirida fora da escola - informacao, habitos, valores - como expressao de situacoes de classe e de genero e como determinante do desempenho escolar. A literatura que lida com a cultura como um instrumento de formacao de barreiras de classe e de genero e examinada, especialmente a teoria do "capital cultural" de Pierre Bourdieu. Evidencias empiricas sobre o desempenho escolar e suas determinacoes socio-culturais sao apresentadas atraves da analise de duas fontes de dados: 1) dados sobre o Rio de Janeiro extraidos da PNAD-82 (IBGE); 2) dados obtidos atraves de um levantamento realizado entre alunos do 2o. Grau do Colegio Pedro II. Os resultados obtidos com a analise desses dados destacam especialmente o sucesso escolar das mulheres e a mediacao dos fatores culturais na explicacao desse sucesso.
Palabras clave : Cultura
Ensino de segundo grau
Desempenho escolar
Estudante
Valores sócio culturais
Condicionamento comportamental
Informação
Editorial : UFRJ
Citación : Tese de Doutorado em Comunicação. UFRJ. Escola de Comunicação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://ridi.ibict.br/handle/123456789/406
Fecha de publicación : 1993
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
OLINTOteseCap1e2.pdfOlinto tese cap1e219,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
OLINTOteseCap3.pdfOlinto tese cap318,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
OLINTOteseCap4.pdfOlinto tese cap416,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
OLINTOteseCap5.pdfOlinto tese cap512,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
OLINTOteseCap6.pdfOlinto tese cap69,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
OLINTOteseCap7.pdfOlinto tese cap712,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
OLINTOteseCap8eBibli.pdfOlinto tese cap88,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original