Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ridi.ibict.br/handle/123456789/40
Tipo: | Trabalho apresentado em evento |
Título: | Fluxo da informação entre colecionadores, escribas e cientistas árabes na pré-institucionalização da ciência, séculos IV ao XV |
Autor(es): | Gauz, Valéria Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro |
Abstract: | Estudo do papel dos colecionadores, escribas e cientistas árabes no registro e transmissão da informação científica e cultural, entre os séculos IV e XV. As suas principais atividades e realizações são citadas, como as traduções de textos gregos para o árabe, criação de mesquitas como instituições do saber e a construção de ciência. Os argumentos de pesquisadores da chamada história colonial das ciências levam à conclusão de uma significativa contribuição da cultura islâmica para as Ciências na era moderna, onde também estariam as suas raizes - e não apenas no ocidente. Isso, graças a um fluxo de informação e de documentos que permitiu a circulação e a transferência de conhecimento nesse tempo. Essas discussões mais recentes inserem novos conhecimentos nas ciências, na comunicação científica e na história da própria Ciência da Informação, particularmente quanto aos documentos e o fluxo da informação no seu movimento do Oriente para o Ocidente. |
Palavras-chave: | História Informação científica e tecnológica História da ciência Coleções especiais Ciência medieval Colecionadores Idade média Árabes |
Editor: | Ibict : UFRJ |
Citação: | In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 11.: 2010, Rio de Janeiro. Anais do XI ENANCIB. Rio de Janeiro : Ibict, UFRJ, 2010. 19 p. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/40 |
Data do documento: | 2010 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LenaEnancibGaus.PDF | 177,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |