Please use this identifier to cite or link to this item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/40
metadata.dc.type: Trabalho apresentado em evento
Title: Fluxo da informação entre colecionadores, escribas e cientistas árabes na pré-institucionalização da ciência, séculos IV ao XV
metadata.dc.creator: Gauz, Valéria
Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro
Abstract: Estudo do papel dos colecionadores, escribas e cientistas árabes no registro e transmissão da informação científica e cultural, entre os séculos IV e XV. As suas principais atividades e realizações são citadas, como as traduções de textos gregos para o árabe, criação de mesquitas como instituições do saber e a construção de ciência. Os argumentos de pesquisadores da chamada história colonial das ciências levam à conclusão de uma significativa contribuição da cultura islâmica para as Ciências na era moderna, onde também estariam as suas raizes - e não apenas no ocidente. Isso, graças a um fluxo de informação e de documentos que permitiu a circulação e a transferência de conhecimento nesse tempo. Essas discussões mais recentes inserem novos conhecimentos nas ciências, na comunicação científica e na história da própria Ciência da Informação, particularmente quanto aos documentos e o fluxo da informação no seu movimento do Oriente para o Ocidente.
Keywords: História
Informação científica e tecnológica
História da ciência
Coleções especiais
Ciência medieval
Colecionadores
Idade média
Árabes
Publisher: Ibict : UFRJ
Citation: In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 11.: 2010, Rio de Janeiro. Anais do XI ENANCIB. Rio de Janeiro : Ibict, UFRJ, 2010. 19 p.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/40
Issue Date: 2010
Appears in Collections:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LenaEnancibGaus.PDF177,53 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright