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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Critérios informacionais para elaboração de conteúdo instrucional para a web com base nos princípios de aprendizagem multimídia
metadata.dc.creator: Silva, Karla Ignês Corvino
metadata.dc.contributor.advisor1: Biolchini, Jorge Calmon de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Rosali Fernandez de
metadata.dc.contributor.referee2: Bertin, Patrícia Rocha Bello
metadata.dc.description.resumo: A tecnologia permite elaborar conteúdos instrucionais em diferentes suportes e formatos com o uso de áudios, textos, vídeos e animações, os quais influenciam distintamente na maneira como o ser humano interage com a informação e aprende. A compreensão dessas influências é importante para adaptar a tecnologia multimídia para melhorar a aprendizagem humana. A Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer apresenta princípios básicos para a elaboração de material instrucional multimídia visando a facilitar a aprendizagem, com base em como as pessoas aprendem. Estudos empíricos nas áreas de psicologia, educação, tecnologia e outras, têm buscado validar os princípios da teoria e testar suas implicações no processo de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é identificar critérios informacionais, com base na análise sistemática de estudos empíricos sobre a consistência dos princípios preconizados pela Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia, que possam ser utilizados na elaboração e na adaptação de material instrucional multimídia na web, de modo a maximizar a aprendizagem e a transferência cognitiva de conhecimento técnico especializado. A partir desses achados, material instrucional multimídia do programa Dia de Campo na TV é analisado e adaptações são sugeridas, para facilitar o processo de transferência de tecnologia e de conhecimento por meio da web. Por fim, uma lista de recomendações para subsidiar a criação de novos conteúdos instrucionais é oferecida, a fim de ampliar a efetividade do uso de recursos multimídia na promoção da aprendizagem e na difusão coletiva de conhecimento especializado.
Abstract: Technology allows the development of instructional content in different supports and formats, including audio, text, video and animations, which affect the ways humans interact with information and learn. It is important to understand these influences in order to adapt multimedia technology to enhance human learning. Richard Mayer's Cognitive Theory of Multimedia Learning (CTML) presents principles to which multimedia instructional material should conform to facilitate learning, built upon an understanding of how people learn. Empirical studies in the areas of psychology, education, technology and others have sought to validate these principles and test their implications in the learning process. The aim of this research is to identify informational criteria, based upon a systematic review of the literature about the consistency of principles advocated by CTML, to be used in the creation and adaptation of multimedia instructional material on the Internet, in order to maximize learning experience and specialized knowledge cognitive transfer. From these findings, the multimedia instructional material of Field Day on TV program is analyzed and adaptations are suggested to improve the knowledge and technology transfer process throgh the web. Finally, a list of recommendations to support the creation of new instructional contents is organized to increase the effectiveness of the use of multimedia resources to enhance learning experience and specialized knowledge diffusion.
Keywords: Ciência da Informação
Aprendizado multimídia
Aprendizagem eletrônica
Desenho instrucional
Teoria cognitiva de aprendizagem multimídia
Information Science
Multimedia learning
E-learning
Instructional design
Cognitive theory of multimedia learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: IBICT/UFRJ
metadata.dc.publisher.department: Escola de Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/938
Issue Date: 6-Mar-2017
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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