Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/938
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Karla Ignês Corvino-
dc.date.accessioned2017-06-20T18:23:12Z-
dc.date.available2017-06-20-
dc.date.available2017-06-20T18:23:12Z-
dc.date.issued2017-03-06-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/938-
dc.description.abstractTechnology allows the development of instructional content in different supports and formats, including audio, text, video and animations, which affect the ways humans interact with information and learn. It is important to understand these influences in order to adapt multimedia technology to enhance human learning. Richard Mayer's Cognitive Theory of Multimedia Learning (CTML) presents principles to which multimedia instructional material should conform to facilitate learning, built upon an understanding of how people learn. Empirical studies in the areas of psychology, education, technology and others have sought to validate these principles and test their implications in the learning process. The aim of this research is to identify informational criteria, based upon a systematic review of the literature about the consistency of principles advocated by CTML, to be used in the creation and adaptation of multimedia instructional material on the Internet, in order to maximize learning experience and specialized knowledge cognitive transfer. From these findings, the multimedia instructional material of Field Day on TV program is analyzed and adaptations are suggested to improve the knowledge and technology transfer process throgh the web. Finally, a list of recommendations to support the creation of new instructional contents is organized to increase the effectiveness of the use of multimedia resources to enhance learning experience and specialized knowledge diffusion.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2017-06-20T18:23:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao-KarlaCorvino-2017.pdf: 2233201 bytes, checksum: 3361f03e8e81044bf0068b50c3e6c6ca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-20T18:23:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao-KarlaCorvino-2017.pdf: 2233201 bytes, checksum: 3361f03e8e81044bf0068b50c3e6c6ca (MD5) Previous issue date: 2017-03-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectAprendizado multimídiapt_BR
dc.subjectAprendizagem eletrônicapt_BR
dc.subjectDesenho instrucionalpt_BR
dc.subjectTeoria cognitiva de aprendizagem multimídiapt_BR
dc.subjectInformation Sciencept_BR
dc.subjectMultimedia learningpt_BR
dc.subjectE-learningpt_BR
dc.subjectInstructional designpt_BR
dc.subjectCognitive theory of multimedia learningpt_BR
dc.titleCritérios informacionais para elaboração de conteúdo instrucional para a web com base nos princípios de aprendizagem multimídiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0529270987104446pt_BR
dc.contributor.advisor1Biolchini, Jorge Calmon de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1287998611558420pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Rosali Fernandez de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1722582102636346pt_BR
dc.contributor.referee2Bertin, Patrícia Rocha Bello-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4785200171802218pt_BR
dc.description.resumoA tecnologia permite elaborar conteúdos instrucionais em diferentes suportes e formatos com o uso de áudios, textos, vídeos e animações, os quais influenciam distintamente na maneira como o ser humano interage com a informação e aprende. A compreensão dessas influências é importante para adaptar a tecnologia multimídia para melhorar a aprendizagem humana. A Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer apresenta princípios básicos para a elaboração de material instrucional multimídia visando a facilitar a aprendizagem, com base em como as pessoas aprendem. Estudos empíricos nas áreas de psicologia, educação, tecnologia e outras, têm buscado validar os princípios da teoria e testar suas implicações no processo de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é identificar critérios informacionais, com base na análise sistemática de estudos empíricos sobre a consistência dos princípios preconizados pela Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia, que possam ser utilizados na elaboração e na adaptação de material instrucional multimídia na web, de modo a maximizar a aprendizagem e a transferência cognitiva de conhecimento técnico especializado. A partir desses achados, material instrucional multimídia do programa Dia de Campo na TV é analisado e adaptações são sugeridas, para facilitar o processo de transferência de tecnologia e de conhecimento por meio da web. Por fim, uma lista de recomendações para subsidiar a criação de novos conteúdos instrucionais é oferecida, a fim de ampliar a efetividade do uso de recursos multimídia na promoção da aprendizagem e na difusão coletiva de conhecimento especializado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIBICT/UFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao-KarlaCorvino-2017.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais