Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/756
Tipo: Dissertação
Título: Modelagem de cursos à distância via Internet à luz da Ciência da Informação
Autor(es): Duque, Andréa Paula Osório
Primeiro orientador: Pereira, Maria de Nazaré Freitas
Membro da banca: Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro
Membro da banca: Gomes, Hagar Espanha
Resumo: Estudo para elaboração de modelo roteirizado para cursos à distância via Internet à luz da Ciência da Informação, tendo como arcabouço conceitual as cinco leis da Biblioteconomia aplicadas para a realidade virtual. A modelagem de cursos à distância via Internet foi fundamentada em autores clássicos da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Educação, recebendo ainda o aporte de informações geradas por especialistas do ciberespaço. O roteiro sugerido - conceitual e aplicativo - contribui para aumentar a potencialidade educacional e informacional de cursos à distância via Internet. A partir deste modelo foi derivado um checklist, ferramental que auxiliará o controle de qualidade de cursos à distância via Internet.
Abstract: This study develops a structured model of distance education taking into consideration the Information Science. It has a conceptual basis on the five principles of Library Science applied to virtual reality. The design of distance education using Internet was based on well known authors of Information Science, Library Science, and Education. It also applies techniques used in cyberspace. The suggested plan - theoretical and applied - contributes to expand the educational potential of distance education using Internet. Using this model, a checklist was designed to help controlling quality of distance education using the Internet.
Palavras-chave: Distance learning
Distance educational
Online courses
Five Laws of Library Science
Ranganathan
Internet
Educação à distância
Internet
Cursos modelagem
Ciência da Informação
Checklist
Leis da Biblioteconomia
Ranganathan
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Sigla da instituição: UFRJ/ECO - IBICT
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: DUQUE, Andrea Paula Osório. Modelagem de cursos à distância via Internet à luz da Ciência da Informação. 2001. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/756
Data do documento: 20-Dez-2001
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mestradoduque.pdf892,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais