Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ridi.ibict.br/handle/123456789/756
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Modelagem de cursos à distância via Internet à luz da Ciência da Informação |
metadata.dc.creator: | Duque, Andréa Paula Osório |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Pereira, Maria de Nazaré Freitas |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gomes, Hagar Espanha |
metadata.dc.description.resumo: | Estudo para elaboração de modelo roteirizado para cursos à distância via Internet à luz da Ciência da Informação, tendo como arcabouço conceitual as cinco leis da Biblioteconomia aplicadas para a realidade virtual. A modelagem de cursos à distância via Internet foi fundamentada em autores clássicos da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Educação, recebendo ainda o aporte de informações geradas por especialistas do ciberespaço. O roteiro sugerido - conceitual e aplicativo - contribui para aumentar a potencialidade educacional e informacional de cursos à distância via Internet. A partir deste modelo foi derivado um checklist, ferramental que auxiliará o controle de qualidade de cursos à distância via Internet. |
Abstract: | This study develops a structured model of distance education taking into consideration the Information Science. It has a conceptual basis on the five principles of Library Science applied to virtual reality. The design of distance education using Internet was based on well known authors of Information Science, Library Science, and Education. It also applies techniques used in cyberspace. The suggested plan - theoretical and applied - contributes to expand the educational potential of distance education using Internet. Using this model, a checklist was designed to help controlling quality of distance education using the Internet. |
Keywords: | Distance learning Distance educational Online courses Five Laws of Library Science Ranganathan Internet Educação à distância Internet Cursos modelagem Ciência da Informação Checklist Leis da Biblioteconomia Ranganathan |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFRJ/ECO - IBICT |
metadata.dc.publisher.department: | Ciência da Informação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Citation: | DUQUE, Andrea Paula Osório. Modelagem de cursos à distância via Internet à luz da Ciência da Informação. 2001. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2001. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/756 |
Issue Date: | 20-Dec-2001 |
Appears in Collections: | Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mestradoduque.pdf | 892,98 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is protected by original copyright |