Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/481
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Simone Alves da-
dc.creatorLima, Clóvis Ricardo Montenegro de-
dc.date.accessioned2014-12-18T13:31:43Z-
dc.date.available2014-12-18T13:31:43Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSilva, Simone Alves da; Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de. Ação discursiva do bibliotecário escolar. Informação @ Profissões, Londrina: UEL, v.2, n.2, p.134-157, 2013.pt_BR
dc.identifier.issn2317-4390-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/481-
dc.description.abstractIntrodução: O presente estudo tece algumas considerações sobre a biblioteca e a prática profissional do bibliotecário escolar. Com base nisso, apresenta reflexões acerca do seu agir no processo de ensino-aprendizagem em uma perspectiva comunicativo-discursiva. Objetivo: Refletir a prática do bibliotecário escolar à luz das Teorias do Agir Comunicativo e do Discurso de Jürgen Habermas. Metodologia: Estudo bibliográfico das obras de Jürgen Habermas e revisão de literatura que centra-se na prática do bibliotecário escolar. Resultados: Devido a emergência de uma racionalidade comunicativa e pedagógica na prática do bibliotecário escolar, as teorias de Jürgen Habermas se constituem em um importante referencial teórico, pois podem promover o desenvolvimento de estruturas cognitivas e sócio-afetivas individuais, ética e política, bem como a criação de solidariedade e a formação de identidades sociais permitindo que a comunidade escolar ascenda a novos patamares de integração social. Conclusões: Aponta para a necessidade de o bibliotecário refletir a sua prática no ambiente educacional, tendo em vista que este profissional geralmente é visto como guardião de livros, ordenador e detalhista técnico. Indica a importância de se desenvolver novos estudos sobre essa temática que envolva outros elementos de análise permitindo assim avaliações mais detalhadas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ilce Cavalcanti (ilce@ibict.br) on 2014-12-18T13:31:43Z No. of bitstreams: 1 ClovisSimone1.pdf: 182295 bytes, checksum: 76eab6c29c4f43ca39db06f9edd5f0c8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-12-18T13:31:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ClovisSimone1.pdf: 182295 bytes, checksum: 76eab6c29c4f43ca39db06f9edd5f0c8 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUELpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBibliotecário Escolarpt_BR
dc.subjectHabermaspt_BR
dc.subjectAgir Comunicativopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.titleAção discursiva do bibliotecário escolar.pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClovisSimone1.pdf178,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais