Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ridi.ibict.br/handle/123456789/481
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Simone Alves da | - |
dc.creator | Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-18T13:31:43Z | - |
dc.date.available | 2014-12-18T13:31:43Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Simone Alves da; Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de. Ação discursiva do bibliotecário escolar. Informação @ Profissões, Londrina: UEL, v.2, n.2, p.134-157, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2317-4390 | - |
dc.identifier.uri | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/481 | - |
dc.description.abstract | Introdução: O presente estudo tece algumas considerações sobre a biblioteca e a prática profissional do bibliotecário escolar. Com base nisso, apresenta reflexões acerca do seu agir no processo de ensino-aprendizagem em uma perspectiva comunicativo-discursiva. Objetivo: Refletir a prática do bibliotecário escolar à luz das Teorias do Agir Comunicativo e do Discurso de Jürgen Habermas. Metodologia: Estudo bibliográfico das obras de Jürgen Habermas e revisão de literatura que centra-se na prática do bibliotecário escolar. Resultados: Devido a emergência de uma racionalidade comunicativa e pedagógica na prática do bibliotecário escolar, as teorias de Jürgen Habermas se constituem em um importante referencial teórico, pois podem promover o desenvolvimento de estruturas cognitivas e sócio-afetivas individuais, ética e política, bem como a criação de solidariedade e a formação de identidades sociais permitindo que a comunidade escolar ascenda a novos patamares de integração social. Conclusões: Aponta para a necessidade de o bibliotecário refletir a sua prática no ambiente educacional, tendo em vista que este profissional geralmente é visto como guardião de livros, ordenador e detalhista técnico. Indica a importância de se desenvolver novos estudos sobre essa temática que envolva outros elementos de análise permitindo assim avaliações mais detalhadas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ilce Cavalcanti (ilce@ibict.br) on 2014-12-18T13:31:43Z No. of bitstreams: 1 ClovisSimone1.pdf: 182295 bytes, checksum: 76eab6c29c4f43ca39db06f9edd5f0c8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-12-18T13:31:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ClovisSimone1.pdf: 182295 bytes, checksum: 76eab6c29c4f43ca39db06f9edd5f0c8 (MD5) Previous issue date: 2013 | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | UEL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecário Escolar | pt_BR |
dc.subject | Habermas | pt_BR |
dc.subject | Agir Comunicativo | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.title | Ação discursiva do bibliotecário escolar. | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ClovisSimone1.pdf | 178,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |