Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/467
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dc.creatorAmorim, Iara Rodrigues de-
dc.creatorBiolchini, Jorge Calmon de Almeida-
dc.date.accessioned2014-12-16T16:11:03Z-
dc.date.available2014-12-16T16:11:03Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationAmorim, Iara Rodrigues de; Biolchini Jorge Calmon de Almeida.Competência em informação baseada em inteligência. In: ENANCIB, 14., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANCIB, 2013.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-65044-06-6-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/467-
dc.description.abstractCorrelaciona habilidades cognitivas que compõem as Inteligências Múltiplas com habilidades informacionais do modelo de Competência em Informação, de modo a contribuir para o desenvolvimento de subsídios para o aprimoramento das competências na utilização da informação no âmbito da Saúde. A pesquisa seguiu um delineamento descritivo e qualitativo utilizando como métodos de coleta de dados a revisão bibliográfica convencional aliada à abordagem metodológica de revisão sistemática da literatura. Foram identificadas cento e noventa e cinco características, habilidades e/ou competências essenciais específicas das oito Inteligências Múltiplas e estabelecidas as potenciais correlações com o modelo de Competência em Informação, assim como se evidenciaram as lacunas existentes entre ambas as competências. Para fins de delimitação deste trabalho, optou-se por explorar a Inteligência Linguística – uma das oito que compõem as Inteligências Múltiplas. Pôde-se inferir que a correlação observada entre as habilidades cognitivas que compõem e caracterizam as Inteligências Múltiplas e a Competência em Informação é evidente, de maneira geral, em verbos de ação, os quais caracterizam também o conceito nuclear de cada inteligência ou competência. Assim, pode-se dizer que estes verbos de ação são igualmente importantes para direcionar os processos e conteúdos dos programas de capacitação informacional de usuários leigos, proporcionando o estímulo para ambas as competências – cognitivas e em informação – e contribuindo potencialmente para o aprendizado ao longo da vida. Como resultados obtidos da revisão sistemática da literatura, foram analisadas trinta e nove publicações, sendo considerados sete artigos pertinentes, com especial destaque às pesquisas empíricas relatadas nestes trabalhos. Pode-se concluir que o estímulo às inteligências favorece o desenvolvimento da Competência em Informação, bem como o estímulo à Competência em Informação favorece o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas, evidenciando, mais uma vez, a relação de reciprocidade entre ambas as competências.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ilce Cavalcanti (ilce@ibict.br) on 2014-12-16T16:11:03Z No. of bitstreams: 1 Biolchini.pdf: 541836 bytes, checksum: 168872fd284d42fc748428711319f283 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-12-16T16:11:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Biolchini.pdf: 541836 bytes, checksum: 168872fd284d42fc748428711319f283 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherANCIBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetência em Informaçãopt_BR
dc.subjectInteligênciapt_BR
dc.subjectTeoria das Inteligências Múltiplaspt_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.subjectAlfabetização em Saúdept_BR
dc.titleCompetência em informação baseada em inteligência.pt_BR
dc.typeApresentaçãopt_BR
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