Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1282
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Plataforma Arouca e ARES: relação entre dois elementos constituintes do Sistema UNA-SUS |
Other Titles: | Arouca Platform and ARES: relationship between two constituent elements of the UNA-SUS System |
metadata.dc.creator: | Sousa, Juliana Araujo Gomes de Campos, Fhillipe de Freitas Lemos, Alysson Feliciano Gasque, Kellen Cristina da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | O Sistema UNA-SUS foi criado com a finalidade de propiciar formação continuada e à distância aos profissionais da saúde, especialmente àqueles vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Para que esse objetivo seja alcançado, o Sistema conta com três pilares inter-relacionados: Rede UNA-SUS, Plataforma Arouca e o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES). Assim, as instituições que compõem a Rede são responsáveis pela prospecção e criação de recursos educacionais em saúde, os quais são ofertados por meio da Plataforma Arouca e, quando encerrados, disponibilizados em acesso aberto no ARES. Nesse contexto, o Sistema UNA-SUS é capaz de propiciar a reutilização de seus recursos educacionais a longo prazo e gratuitamente. Diante disso, busca-se verificar se o encerramento de um curso na Plataforma Arouca tem repercutido em sua disponibilização no ARES, conforme originalmente planejado. Para alcançar os resultados desejados aplicou-se uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quantitativa. Conclui-se que o ARES traz um total de 949 recursos descritos no acervo “Material multimídia”, os quais fazem referência ao curso no todo ou suas partes (módulos). Por outro lado, a Plataforma Arouca tem 300 cursos encerrados, sendo que 92 estão disponibilizados no ARES, o que representa um total de 30.66% do total. Diante dos resultados conclui-se que as instituições podem estar enfrentando algum problema na inserção desses materiais ou que é necessário otimizar o sistema de descrição e busca do repositório. |
Abstract: | ToThe UNA-SUS System was created with the purpose of providing continuous and distance training to health professionals, especially those linked to the Unified Health System (SUS). In order to achieve this objective, the System relies on three interrelated pillars: UNA-SUS Network, Arouca Platform and the Collection of Health Educational Resources (ARES). Thus, the institutions that make up the Network are responsible for prospecting and creating educational resources in health, which are offered through the Arouca Platform and, when closed, made available in open access on ARES. In this context, the UNA-SUS System is able to facilitate the reuse of its educational resources in the long term and free of charge. Given this, we seek to verify whether the closure of a course on the Arouca Platform has had repercussions on its availability on ARES, as originally planned. To achieve the desired results, an exploratory and descriptive research with a quantitative approach was applied. It is concluded that ARES brings a total of 949 resources described in the “Multimedia material” collection, which refer to the course as a whole or its parts (modules) since the Arouca Platform has 300 closed courses, of which 92 are available in ARES or which represents a total of 30.66%. In view of the results, it is concluded that the institutions may be facing a problem in the insertion of these materials or that it is necessary to optimize the description and search system of the repository. |
Keywords: | Educação à distância Educação médica continuada Sistema único de Saúde |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | UNASUS |
Citation: | SOUSA J. A. G.; CAMPOS, F. F.; LEMOS, A. F.; GASQUE, K. C. S. Plataforma Arouca e ARES: relação entre dois elementos constituintes do Sistema UNA-SUS. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais. [online], Fortaleza, v. 8, n. especial VI. Editor responsável: Luiz Roberto de Oliveira. p. 76-84, mar./jul. de 2023. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/resdite/index. Acesso em: 16 jan. 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/85087 |
URI: | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1282 |
Issue Date: | 30-Mar-2023 |
Appears in Collections: | Artigos em Revistas publicadas no Brasil |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Plataforma Arouca e ARES.pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is protected by original copyright |