Please use this identifier to cite or link to this item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1221
metadata.dc.type: Tese
Title: Sistemas agroecológicos: regime de informação de um campus universitário como um Living lab
metadata.dc.creator: Vallejo, Liliana Glanzmann
metadata.dc.contributor.advisor1: Issberner, Liz-Rejane
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra
metadata.dc.contributor.referee2: Albagli, Sarita
metadata.dc.contributor.referee3: Pinheiro, Marta Macedo Kerr
metadata.dc.contributor.referee4: Rios, Patrícia Andrea do Prado
metadata.dc.description.resumo: Esta tese apresenta a agroecologia, sob uma perspectiva sistêmica, como uma alternativa para a crise socioambiental. Busca investigar como um ecossistema universitário pode funcionar como um Living lab, capaz de contemplar todas as etapas de uma cadeia agroalimentar sustentável (produção, distribuição, comercialização, consumo e compostagem dos resíduos), identificando as suas características distintivas e os critérios para o desenvolvimento dessa alternativa, com intuito de estimular a construção do conhecimento agroecológico, bem como para a elaboração de pesquisas e inovações sociais nesse tema. O principal objetivo é construir um regime de informação de um campus como Living lab para sistemas agroecológicos. A metodologia adotada se desenvolve a partir da identificação e discussão de elementos da literatura sobre Antropoceno, agroecologia, inovação social e regime de informação, que proporcionaram a base para o desenvolvimento de uma pesquisa de natureza aplicada, exploratória, com abordagem qualitativa e um estudo de caso envolvendo a Universidade Federal do Rio Janeiro. Os resultados apresentam um núcleo de conceitos que possibilitam, dimensionar os desafios do Antropoceno e o papel da agroecologia no enfrentamento das crises ambiental e alimentar. Ratificam a definição dos elementos e categorias analíticas estabelecidas para o regime de informação de um campus universitário como Living lab para sistemas agroecológicos e comprovam a importância do estabelecimento dos dispositivos informacionais, de uma rede colaborativa e de o compartilhamento de valores sociais para o desenvolvimento da dinâmica informacional desses Living labs.
Abstract: This thesis presents agroecology, from a systemic perspective, as an alternative to the socio-environmental crisis. It seeks to investigate how a university ecosystem can function as a Living lab, capable of contemplating all the stages of a sustainable agri-food chain (production, distribution, commercialization, consumption, and waste composting), identifying its distinctive characteristics and the criteria for the development of this alternative, in order to stimulate the construction of agro-ecological knowledge, as well as for the development of research and social innovations in this field. The main objective is to build an information regime of a campus as a Living lab for agroecological systems. The methodology adopted is developed from the identification and discussion of elements of literature on the Anthropocene, agroecology, social innovation, and information regime, which provided the basis for the development of a research of applied nature, exploratory, with qualitative approach and a case study involving the Federal University of Rio de Janeiro. The results present a core of concepts that allow us to dimension the challenges of the Anthropocene and the role of agroecology in facing the environmental and food crises. They ratify the definition of the elements and analytical categories established for the information regime of a university campus as a Living lab for agroecological systems and prove the importance of the establishment of informational devices, of a collaborative network and the sharing of social values for the development of the informational dynamics of these Living labs.
Keywords: Crise socioambiental
Regime de informação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
metadata.dc.publisher.initials: Ibict
metadata.dc.publisher.department: Escola da comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1221
Issue Date: 13-Jan-2022
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese final enviar secretaria ibict Liliana Vallejo emissão diploma.pdf1,7 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright