Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1192
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estereótipos e segregação de gênero na opção por C&T: pesquisa com estudantes do ensino médio do Colégio Pedro II |
Autor(es): | Silva, Gabriel José Teixeira da |
Primeiro orientador: | Oliveira, Gilda Olinto de |
Coorientador: | Pereira, Patricia Mallmann Souto |
Membro da banca: | Rigolin, Camila Carneiro Dias |
Membro da banca: | Pimenta, Ricardo Medeiros |
Membro da banca: | Marques, Luana Farias Sales |
Resumo: | A dissertação tem como tema gênero, contexto cultural e psicossocial e opção por carreiras de ciência e tecnologia (C&T). O trabalho está inserido no Projeto “Diferenças de gênero na opção por ciência e tecnologia: permanências e mudanças na escola básica” do IBICT. Parte das questões: Gênero está relacionado com hábitos culturais, estereótipos e autoestima? Gênero está relacionado com sentimentos e comportamentos em relação às disciplinas humanas e exatas? Gênero está relacionado com as escolhas profissionais? Tem como objetivo geral analisar as influências de gênero e do ambiente cultural nas escolhas profissionais de jovens do ensino médio. Fundamenta-se em duas correntes teóricas, a primeira: gênero e capital cultural, para compreender em que medida gênero está ligado aos hábitos culturais e demais características socioculturais dos indivíduos; a segunda: gênero e autoestima, para entender de que modo aspectos psicossociais estão relacionados a gênero e impactam na autoestima em relação às disciplinas das áreas humanas e exatas. O campo empírico desta pesquisa é o ensino médio do campus Centro do Colégio Pedro II, que conta com 12 turmas. A população levantada foi de 285 respondentes, abrangendo 73,3% da população alvo. Adota uma abordagem quantitativa para coleta e análise de dados, utilizando a técnica questionário e o software estatístico SPSS como instrumento de análise de dados. Os resultados das análises em relação a gênero e cultura apontam que o gênero feminino tende a frequentar mais ambientes culturais considerados eruditos como teatro, livrarias e museus. Os dados em relação a gênero e autoestima sugerem que há forte relação entre gênero e autoavaliação de capacidade para as áreas exatas: o gênero feminino tende a se sentir menos capaz para essas disciplinas. Os resultados sobre gênero e carreiras profissões revelam desinteresse de jovens pelas áreas de C&T em geral, mas se segmentados por gênero, o desinteresse é muito maior por parte do gênero feminino. Pode-se concluir, pelos dados analisados, a forte transmissão e internalização de estereótipos de gênero, o que tende a influenciar na não escolha de carreiras de C&T por parte das meninas, contribuindo para a sub-representação de gênero em C&T, caracterizando a atuação da segregação horizontal de gênero nesta fase escolar. |
Abstract: | The dissertation has as its theme gender, cultural and psychosocial context and option for careers in science and technology (S&T). The work is inserted in the Project "Gender differences in the option for science and technology: permanence and changes in basic school" of IBICT. Some of the questions: Is gender related to cultural habits, stereotypes and selfesteem? Is gender related to feelings and behaviors towards humanities and exact subjects? Is gender related to career choices? The general objective of the dissertation is to analyze the influences of gender and the cultural environment on the professional choices of high school youngsters. It is based on two theoretical currents, the first: gender and cultural capital, to understand to what extent gender is linked to cultural habits and other sociocultural aspects of individuals; the second: gender and self-esteem, to understand how psychosocial aspects are related to gender and impact on self-esteem in relation to the disciplines of humanities and exact areas. The empirical field of this research is the high school of the Centro campus of Colégio Pedro II, which has 12 classes. The surveyed population was 285 respondents, comprising 73.3% of the target population. It adopts a quantitative approach for data collection and analysis, using the questionnaire technique and SPSS statistical software as a tool for data analyses. The results of the analyses focusing on gender and culture point out that the female gender tends to frequent more cultural environments considered erudite, such as theater, bookstores and museums, than the male gender. The data on gender and self-esteem suggest that there is a strong relationship between gender and self-assessment of ability in exact areas: females tend to feel less capable in these disciplines. The results on gender and careers reveal a lack of interest by young people in S&T fields in general, but if segmented by gender, the lack of interest is greater among females. It can be concluded from the data analyzed, the strong transmission and internalization of gender stereotypes by the high school girl which influencing the non-choice of S&T careers, contributing to the maintenance of mechanisms of horizontal segregation in this school phase. |
Palavras-chave: | Gênero Capital cultural Autoestima Estereótipos de gênero Gênero e escolha de carreiras Colégio Pedro II |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRJ |
Departamento: | Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1192 |
Data do documento: | 15-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PPGCI_IBICT_UFRJ_Dissertacao_TeixeiraGabriel_2021.pdf | 776,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |