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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Representações sociais acerca das culturas africana e afro-brasileira na educação em Biblioteconomia no Brasil
metadata.dc.creator: Silva, Franciéle Carneiro Garcês da
metadata.dc.contributor.advisor1: Saldanha, Gustavo Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Pimenta, Ricardo Medeiros
metadata.dc.contributor.referee2: Pizarro, Daniella Camara
metadata.dc.contributor.referee3: Melo, Glenda Cristina Valim de
metadata.dc.contributor.referee4: Moura, Maria Aparecida
metadata.dc.contributor.referee5: Cabral, Jacqueline Ribeiro
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa visa compreender as representações sociais acerca das culturas Africana e Afro-brasileira na Educação em Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil a partir de instrumentos normativos (projeto político pedagógico, ementa, programa e bibliografia das disciplinas) e dos discursos dos docentes pertencentes a instituições federais e estaduais que oferecem os cursos de Biblioteconomia. Como referencial teórico, apresenta a Black Librarianship Americana e os potenciais para a construção de uma Biblioteconomia Negra Brasileira. Contextualiza e discute a questão racial na sociedade brasileira e aborda sobre os elementos que unem Brasil e África, bem como os seus aspectos históricos, socioculturais e educacionais das populações de origem africana. A fundamentação teórico-metodológica se embasa na Sociologia do conhecimento e no socioconstrutivismo, que possuem como suporte metodológico a teoria das representações sociais. Trata-se de uma pesquisa aplicada e exploratória de cunho fenomenológico, cujo procedimento de coleta e análise dos discursos encontra-se embasado na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Além da entrevista, utilizou o questionário de caracterização do perfil dos docentes para coleta de dados. Os resultados referentes ao corpus documental demonstraram a presença de 16 disciplinas com abordagens relacionadas às culturas africanas e afro-brasileiras, sendo apenas oito específicas das temáticas e, destas, 12 são disciplinas optativas e quatro são disciplinas obrigatórias. Quanto às percepções docentes, a partir da análise do Discurso do Sujeito Coletivo, trouxe cinco pontos de discussão, a saber: a complexidade e diversidade dos desafios sociais da formação bibliotecária na atualidade; a formação do bibliotecário e a incipiente relação com as culturas africanas e afro-brasileiras; o desconhecimento das ações que inserem essas culturas em cursos de Biblioteconomia; a indicação de fontes bibliográficas, autores, disciplinas ou projetos sobre as culturas africanas e afro-brasileiras e o desenvolvimento da Biblioteconomia Negra Brasileira e a (consciência da) branquitude presente nos discursos docentes.
Abstract: This research aims to understand the social representations about African and Afro-Brazilian cultures in the Education in Library and Information Science in Brazil from normative instruments (pedagogical political project, syllabus, program and bibliography of the disciplines) and speeches of teachers belonging to federal and state educational institutions that offer the courses of Library Science. As a theoretical reference, it presents the American Black Librarianship and the potential for the construction of a Brazilian Black Librarianship. This research contextualizes and discusses the racial issue in Brazilian society and addresses the elements that unite Brazil and Africa, as well as their historical, socio-cultural and educational aspects of populations of African origin. The theoretical-methodological frame of reference is based on the Sociology of knowledge and on social-constructivism, which have as a methodological support the theory of social representations. It is an applied and exploratory research of phenomenological nature, whose procedure of collection and analysis of the discourses is based on the technique of the Discourse of the Collective Subject. In addition to the interview, a questionnaire to characterize the profile of teachers for data collection was used. The results related to the documentary corpus demonstrated the presence of 16 disciplines with approaches related to African and Afro-Brazilian cultures, with only eight specific disciplines, of which 12 are elective disciplines and four are compulsory disciplines. Regarding teacher perceptions, from the analysis of the Discourse of the Collective Subject, the results brought five points of discussion, namely: the complexity and diversity of the social challenges of the current librarian training; the formation of the librarian and the incipient relationship with African and Afro-Brazilian cultures; the unfamiliarity on actions that insert these cultures in courses of Library Science; the indication of bibliographic sources, authors, disciplines or projects on African and Afro-Brazilian cultures and the development of the Brazilian Black Librarianship and the (awareness of) whiteness present in the teaching discourses.
Keywords: Ciência da informação
Biblioteconomia Negra - Brasil.
Educação Bibliotecária - Brasil
Culturas Africanas e Afro-brasileiras - Brasil
Representações Sociais
Percepções docentes
Information Science
Black Librarianship - Brazil
Librarian Education - Brazil
African and Afro-Brazilian Cultures - Brazil
Social Representations
Teaching perceptions
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: IBICT/UFRJ
metadata.dc.publisher.department: Escola de Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1047
Issue Date: 27-Feb-2019
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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