Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1083
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Educação em um mundo digital: a utilização de tecnologias web no processo de ensino/aprendizagem
metadata.dc.creator: Braga, Tiago Emmanuel Nunes
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, José Wilson da
metadata.dc.contributor.referee1: Gonçalves, Irlen Antônio
metadata.dc.contributor.referee2: GOUVÊA JÚNIOR, Maury Meirelles
metadata.dc.description.resumo: O objeto desta pesquisa é descobrir como a Web é utilizada no processo de ensino/aprendizagem em escolas públicas da cidade de Contagem e como ocorre a apropriação das Tecnologias da Informação – TI – pelos alunos e professores. Foi realizado um estudo que priorizou em primeiro momento a pesquisa bibliográfica para identificação de pesquisas na temática de uso da Web na educação. Em seguida buscou-se fazer trabalho de inserção no ambiente escolar com a aplicação de questionário para professores e alunos de duas unidades da Fundação de Ensino de Contagem. Este questionário foi dividido em duas partes, presencial e on-line. Em seguida foram realizadas entrevistas com professores a fim de elucidar quais as principais dificuldades encontradas no processo de utilização da Web para fins pedagógicos. De posse de todos esses dados foram realizadas análises qualitativas que permitiram entender qual é o perfil de alunos e professores em se tratando de utilização da Internet, como esses alunos e professores compreendem o conceito de Web, quais são os serviços mais utilizados e, por fim, como se dá a apropriação desses recursos. Ao fim da pesquisa foi possível obter um retrato da forma como são apropriados os recursos Web 2.0, quais são as aplicações mais utilizadas, os locais que os alunos as utilizam e se já existem experiências pedagógicas atualmente.
Resumen : This research had as objective discovery how is the use of Web in the learning / teaching process in the public schools of Contagem city. It started with a bibliography research which contributed with co-related researches. After that a quiz was applied to teachers and students of two units of Fundação de Ensino de Contagem. This quiz had two parts, one applied in the school another one on-line. Then some teachers were invited to participate of an interview that had a purpose to understand which difficulties they encountered in applying the Web in scholar works. With the data obtained in the research some quantitative and qualitative analyses became possible and the research identified the students and teachers profile, how teachers and students understand Web concept, what are the most common Web services for then and how they use the Web. This research obtained as result the form that Web 2.0 resources are used, what applications are most used, the place students use it and if there are any pedagogical use actually.
Palabras clave : Web 2.0/Colaborativa
Ensino Médio
Utilização da Web/Internet na Educação
Formas de apropriação da Internet na Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
metadata.dc.publisher.initials: CEFETMG
metadata.dc.publisher.department: Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica - CEFET-MG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: T 370.15 B813e
URI : http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1083
Fecha de publicación : 2010
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação_-_Tiago_Braga.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original