Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1083
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBraga, Tiago Emmanuel Nunes-
dc.date.accessioned2020-07-01T22:57:53Z-
dc.date.available2010-11-30-
dc.date.available2020-07-01T22:57:53Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/1083-
dc.description.abstractThis research had as objective discovery how is the use of Web in the learning / teaching process in the public schools of Contagem city. It started with a bibliography research which contributed with co-related researches. After that a quiz was applied to teachers and students of two units of Fundação de Ensino de Contagem. This quiz had two parts, one applied in the school another one on-line. Then some teachers were invited to participate of an interview that had a purpose to understand which difficulties they encountered in applying the Web in scholar works. With the data obtained in the research some quantitative and qualitative analyses became possible and the research identified the students and teachers profile, how teachers and students understand Web concept, what are the most common Web services for then and how they use the Web. This research obtained as result the form that Web 2.0 resources are used, what applications are most used, the place students use it and if there are any pedagogical use actually.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tiago Braga (tiagobraga@ibict.br) on 2020-06-29T17:35:03Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_-_Tiago_Braga.pdf: 1861048 bytes, checksum: b39ca80c48bb0ea79be9ea86aacceaf0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2020-07-01T22:57:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_-_Tiago_Braga.pdf: 1861048 bytes, checksum: b39ca80c48bb0ea79be9ea86aacceaf0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-01T22:57:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_-_Tiago_Braga.pdf: 1861048 bytes, checksum: b39ca80c48bb0ea79be9ea86aacceaf0 (MD5) Previous issue date: 2020-06-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Federal de Educação Tecnológica de Minas Geraispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectWeb 2.0/Colaborativapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectUtilização da Web/Internet na Educaçãopt_BR
dc.subjectFormas de apropriação da Internet na Educaçãopt_BR
dc.titleEducação em um mundo digital: a utilização de tecnologias web no processo de ensino/aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8376134230259399pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, José Wilson da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4411956765694711pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Irlen Antônio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0156197892875545pt_BR
dc.contributor.referee2GOUVÊA JÚNIOR, Maury Meirelles-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7858474817873474pt_BR
dc.description.resumoO objeto desta pesquisa é descobrir como a Web é utilizada no processo de ensino/aprendizagem em escolas públicas da cidade de Contagem e como ocorre a apropriação das Tecnologias da Informação – TI – pelos alunos e professores. Foi realizado um estudo que priorizou em primeiro momento a pesquisa bibliográfica para identificação de pesquisas na temática de uso da Web na educação. Em seguida buscou-se fazer trabalho de inserção no ambiente escolar com a aplicação de questionário para professores e alunos de duas unidades da Fundação de Ensino de Contagem. Este questionário foi dividido em duas partes, presencial e on-line. Em seguida foram realizadas entrevistas com professores a fim de elucidar quais as principais dificuldades encontradas no processo de utilização da Web para fins pedagógicos. De posse de todos esses dados foram realizadas análises qualitativas que permitiram entender qual é o perfil de alunos e professores em se tratando de utilização da Internet, como esses alunos e professores compreendem o conceito de Web, quais são os serviços mais utilizados e, por fim, como se dá a apropriação desses recursos. Ao fim da pesquisa foi possível obter um retrato da forma como são apropriados os recursos Web 2.0, quais são as aplicações mais utilizadas, os locais que os alunos as utilizam e se já existem experiências pedagógicas atualmente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDiretoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Tecnológica - CEFET-MGpt_BR
dc.publisher.initialsCEFETMGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doiT 370.15 B813ept_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_-_Tiago_Braga.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais