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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A espetacularização no uso da informação em espaços museológicos: uma análise no Museu Imperial de Petrópolis
metadata.dc.creator: Curvo, Isabela Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Pimenta, Ricardo Medeiros
metadata.dc.contributor.referee1: Saldanha, Gustavo Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Pinheiro, Lena Vania Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee3: Moraes, Júlia Nolasco Leitão de
metadata.dc.description.resumo: Este estudo discute a relação entre os museus e o público, juntamente à uma temática pertinente na pós-modernidade: a espetacularização, tendo como objeto de análise o Museu Imperial, localizado em Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro. Dessa forma, procuramos compreendê-la a partir dos museus e suas respectivas narrativas expográficas. As exposições museológicas exercem papel mediador entre o público e o acervo exposto e são, portanto, elementos fundamentais da relação entre museu e sociedade, sendo instrumentos de comunicação essencial para a divulgação da informação e a efetividade do processo comunicacional. Todavia, o fetichismo, o espetáculo e o uso de suportes tecnológicos são características peculiares que permeiam tal processo. É, portanto, evidente a responsabilidade dessas instituições no que tange a transferência de informação, os desafios da narrativa museológica, e no caso aqui aplicado em uma exposição histórica, perpassa questões de cunho científico e social do tratamento da informação, sendo estes pressupostos abordados como pontos de fluência entre a Museologia e a Ciência da Informação em nossa abordagem. Os museus se caracterizam como produtos culturais da sociedade do consumo, do espetáculo e da era da informação.
Abstract: This study discusses the relationship between museums and the public, together with a pertinent thematic in postmodernity: spectacularization, having as object of analysis the Imperial Museum, located in Petrópolis, State of Rio de Janeiro. In this way, we try to understand it from the museums and their respective expogation narratives. Museological exhibitions play a mediating role between the public and the exhibited collection and are therefore fundamental elements of the relationship between museum and society, being essential communication tools for the dissemination of information and the effectiveness of the communication process. However, fetishism, spectacle and the use of technological supports are peculiar characteristics that permeate this process. It is, therefore, evident the responsibility of these institutions regarding the transfer of information, the challenges of the museological narrative, and in the case here applied in a historical exposition, perfer to questions of scientific and social nature of the information treatment, being these assumptions approached as points of fluency between Museology and Information Science in our approach. Museums are characterized as cultural products of the society of consumption, spectacle and the information age.
Keywords: Ciência da informação
Museologia
Espetacularização
Informação
Museology
Information Science
Spectacularization
Information
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: IBICT/UFRJ
metadata.dc.publisher.department: Escola de Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Issue Date: 10-Oct-2018
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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