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Tipo: Dissertação
Título: O agir comunicativo e crítico do bibliotecário nas organizações de Saúde
Autor(es): Finamor, Márcio da Silva
Primeiro orientador: Barreto, Aldo de Albuquerque
Segundo orientador: Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de
Membro da banca: Biolchini, Jorge Calmon de Almeida
Membro da banca: Fernandes, Geni Chaves
Membro da banca: Machado, Elisa Campos
Resumo: Essa pesquisa mostra o agir do bibliotecário na equipe multiprofissional em saúde - suas perspectivas de ação e inserção nesse novo ambiente. Tomando como referência o modelo bem-sucedido do sistema de saúde canadense, em que bibliotecários agem na equipe de forma rotineira: prática inexistente no Brasil. Busca conferir as atividades e competências desenvolvidas por bibliotecários médicos a fim de configurar uma nova proposta de trabalho. Constitui uma abordagem qualitativa pela amostragem por conveniência, selecionando especialistas como: profissionais da informação, médicos e profissionais de saúde convidados a discutir as perspectivas de agir e desafios. Concomitantemente, utilizamos a abordagem da teoria dos sistemas do sociólogo Niklas Luhmann, uma vez que as organizações de saúde são consideradas complexas, o que nos permitiu entender as contradições e dificuldade das relações e trazer para esse ambiente ambíguo pressupostos da teoria discursiva, do agir comunicativo e humanístico com base no filósofo Jürgen Habermas como uma forma especial de conceber ações comunicativas e discursivas dentro deste ambiente restrito. Conclui-se que as perspectivas de agir são promissoras e emergentes, mas que requerem uma reconfiguração na formação do bibliotecário e a aquisição de novas competências como a profissionalização normativa e competência comunicativa, assim como, a criação de eixos sobre informação em saúde e ciências da saúde em sua formação.
Abstract: This research shows the role of the librarian in the multiprofessional health team - its perspectives of action and insertion in this new environment. Considereing as reference the successful model of Canadian health system, in which librarians act in the team as routine: a practice that does not exist in Brazil. It seeks to check the activities and skills developed by medical librarians in order to set up a new job proposal. This study has a qualitative approach by sampling for convenience, selecting specialists such as: information professionals, physicians and health professionals invited to discuss perspectives for action and challenges. Concomitantly, we use the Niklas Luhmann`s systems theory approach, since health organizations are considered complex, which allowed us to understand the contradictions and difficulties of relationships and to bring to this ambiguous environment presuppositions of discursive theory, communicative action and humanistic on the basis of the philosopher Jürgen Habermas as a special way of conceiving communicative and discursive actions within this restricted environment. It is concluded that the perspective of action are promising and emerging, but it requires a reconfiguration in the formation of the librarian and the acquisition of new competences such as normative professionalization and communicative competence, as well as the creation of axes of information in health and science of the health in their training.
Palavras-chave: Bibliotecário em Hospitais
Bibliotecários médicos canadenses
Organizações complexas
Agir do Bibliotecário
Competências
Ciência da Informação
Librarian in Hospitals
Canadian medical librarians
Complex organizations
Act of the Librarian
Skills
Information Science
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: IBICT/UFRJ
Departamento: Escola de Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/952
Data do documento: 11-Set-2017
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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