Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/881
Tipo: Dissertação
Título: A biblioteca escolar na formação de competências em informação: contribuições e perspectivas em bibliotecas do Colégio Pedro II
Autor(es): Monteiro, Gisele Camargo
Primeiro orientador: Olinto, Gilda
Membro da banca: Saldanha, Gustavo Silva
Membro da banca: Russo, Mariza
Membro da banca: Calil Junior, Alberto
Membro da banca: Pimenta, Ricardo Medeiros
Resumo: Esta pesquisa de caráter qualitativo discute o papel da Biblioteca Escolar no desenvolvimento de Competências em Informação em alunos do Ensino Fundamental. Parte da análise do papel de educador e mediador do bibliotecário escolar nas atividades de pesquisa escolar. Tem por objetivo identificar a existência de programas e/ou atividades desenvolvidas em Bibliotecas Escolares que apoiem o desenvolvimento de Competências em Informação através do auxílio às atividades de pesquisa escolar. Para cumprir esse propósito, foram selecionadas duas bibliotecas de unidades escolares do Colégio Pedro II, nos campi Centro e São Cristóvão. A coleta de dados se deu através de observação das bibliotecas selecionadas e entrevista com os bibliotecários das unidades. Para desenvolver esta pesquisa, utiliza-se também, como subsídio teórico o conceito de Competência em Informação e de aprender a aprender – aprendizagem por questionamento. Apresenta um histórico da Biblioteca Escolar no Brasil, seu conceito, função, missão e os programas e legislações nacionais de incentivo e implantação do espaço nas unidades educacionais. O estudo mostrou que a Biblioteca Escolar ainda não está totalmente incluída no projeto pedagógico escolar, o que prejudica o pleno aproveitamento do espaço, dos recursos e das atividades e programas, principalmente, direcionados ao desenvolvimento e consolidação da Competência em Informação. E também que, apesar dos esforços dos bibliotecários, o lugar da biblioteca na escola ainda é pouco conhecido pelo corpo escolar e, talvez, até pelos seus profissionais.
Abstract: This research has a qualitative aspect and discusses the role of schools libraries on the development of Information Literacy among primary school students. It´s based on the evaluation of the part played by the librarians as mediators and educators on the schools researches activates. The purpose is to identify the existence of programs and activates performed on schools libraries that support the development of Information Literacy with the assistance of the schools researches activities. To accomplish this goal, two libraries unities from the Pedro II Scholl (Downtown and São Cristovão) were selected for this research process. The data was collected by observing the selected unites and interviewing their librarians. The development of this research was also based on the theoretical concepts of Information Literacy and the learning thought questioning. It also introduces the concept of schools libraries; an historical background of the institution on Brazil and the programs and national legislations that encourage the implementation of this space on the educational unites. This research has shown that the libraries still haven´t been completely inserted on the educational projects of the schools, witch impacts on the achievement of full use of the space, the resources and the program activities, especially the ones directed to the development and consolidation of the Information Literacy. Even despites all the librarian efforts, the library place on the school system still not very well known by the school staff and even by its own professionals.
Palavras-chave: Biblioteca Escolar
Competência em Informação
Pesquisa Escolar
Bibliotecário Educador
School Library
Information Literacy
Scholar Research
Teacher-Librarian
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: IBICT/UFRJ
Departamento: Escola de Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/881
Data do documento: 27-Jun-2016
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Final - Depositada.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais