Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/864
Tipo: Dissertação
Título: Padrões e motivações para o uso do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior pelos pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor(es): Pinudo, Fabíola da Silva
Primeiro orientador: Leta, Jacqueline
Membro da banca: Pinheiro, Lena Vania Ribeiro
Membro da banca: Oliveira, Eloísa da Conceição Príncipe de
Membro da banca: Guedes, Vania Lisboa da Silveira
Resumo: Esta dissertação abrange a população de pesquisadores da UFRJ, a saber, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e professores, e investiga seus padrões de uso do serviço de acesso remoto às publicações científicas e ao Portal CAPES através da rede da universidade. Através desse panorama, o presente estudo indaga sobre a existência da relação entre o uso desse acesso, em especial no que se refere ao Portal CAPES, o desempenho na ciência e a busca por credibilidade entre os pesquisadores. O conceito de credibilidade proposto é considerado a partir das reflexões de Bruno Latour e Steve Woolgar (2008) de que ela seria a causa e o resultado do processo de construção e validação dos fatos científicos. Neste estudo, partimos da premissa de que o serviço de acesso remoto às publicações científicas e ao Portal CAPES se constitui em um mecanismo estratégico nesse processo, mas que não é unânime entre os usuários e campos científicos. Este estudo de caso foi estruturado em dois distintos momentos. O primeiro se dá na caracterização geral dos usuários do serviço de acesso remoto com base no tratamento estatístico e interpretação de dados disponíveis no Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ (SiBI), departamento que administra o serviço. O segundo se dá na identificação e investigação dos motivos para solicitação do acesso remoto e nos diferentes usos que os pesquisadores inscritos no serviço em 2012 fazem do Portal CAPES. Considerando a literatura e as relações estabelecidas no que podemos chamar de “desempenho na ciência”, ou seja, a capacidade que um pesquisador tem de produzir novas informações a partir da publicação de artigos e de seu investimento de tempo nas pesquisas, definimos variáveis e o cruzamento destas para responder à nossa questão de pesquisa.
Abstract: This dissertation comprehends the population of researchers at UFRJ, i.e., graduate students, postdoctoral fellows and professors, and investigates their use patterns of the remote access service to scientific publications and the CAPES web portal through the computer network of the university. Within this framework, this study questions the existence of the relation between the use of this access, especially vis-à-vis the CAPES portal, scientific performance and the search for credibility among researchers. The concept of credibility we will take into consideration is the one proposed by Bruno Latour and Steve Woolgar (2008), who suggested that it would be the cause and result of the construction and validation process of scientific facts. We will start from the premise that the remote access service to scientific publications and the CAPES portal consists of a strategic mechanism in this process, albeit not unanimous among users and scientific fields. This case study was structured upon two distinct moments. The first one regards the general characteristics of the remote access service users, based on statistical treatment and data interpretation available in UFRJ's Information and Library System (SiBI), the department responsible for the service. The second one regards the identification and investigation of the reasons for soliciting remote access and the various uses researchers subscribing the service in 2012 make of the CAPES portal. Considering the literature and the relations established in what we call “performance in science”, i.e., the capacity a researcher possesses of producing new information out of article publishing and time investment in research, we defined variables and crossed these variables to answer our research question.
Palavras-chave: Cientometria
Credibilidade científica
Portal CAPES
UFRJ
Scientometrics
Scientific credibility
CAPES portal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: IBICT/UFRJ
Departamento: Escola de Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/864
Data do documento: 18-Dez-2013
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fabiolapinudo-mestrado-2013.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais