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Tipo: Tese
Título: Capital social e capital cultural na Biblioteca Comunitária Paulo Coelho da favela do Pavão-Pavãozinho/Cantagalo no Rio de Janeiro
Autor(es): Senna, Ana
Primeiro orientador: Prado, Geraldo Moreira
Coorientador: Barbosa, Maria de Fátima Sousa de Oliveira
Membro da banca: Marteleto, Regina Maria
Membro da banca: Machado, Elisa Campos
Membro da banca: Dantas, Regina Maria Macedo Costa
Membro da banca: Pimenta, Ricardo Medeiros
Resumo: O presente trabalho faz uma análise da geração de capital social, capital cultural e os recursos educacionais na Biblioteca Comunitária Paulo Coelho, das favelas “Pavão-Pavãozinho/Cantagalo”, no Rio de Janeiro. O capital social está associado às estratégias para aquisição de recursos através das interações sociais e as bibliotecas possuem características que podem criar esses recursos. Tendo como fundamentação teórica do capital social os autores Pierre Bourdieu, James Coleman e Robert Putnam, foi feita uma revisão bibliográfica detalhada sobre biblioteca e leitura. A hipótese levantada nesta pesquisa é de que uma comunidade que dispõe de uma biblioteca, no modelo cívico, pode desenvolver capital social e com isso proporcionar aos seus usuários capital cultural e recursos educacionais. Nosso objetivo foi identificar como é criado e como se distribui o capital social na Biblioteca Comunitária Paulo Coelho, do Complexo do Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, no Rio de Janeiro. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa com uma estratégia de estudo de caso. Como métodos e técnicas de coleta de dados são utilizadas a entrevista, a observação, a análise documental (virtual) e escolhemos as narrativas como procedimento de análise. Os resultados apontam que a Biblioteca Comunitária Paulo Coelho gera capital social e os recursos advindos dele como: capital cultural e educacional. Concluímos que a configuração da Biblioteca Comunitária Paulo Coelho favorece esse resultado, por ter essa biblioteca três vieses: escolar, infantil e comunitária.
Abstract: This paper analyzes the generation of social capital, cultural capital and educational resources in Community Library Paulo Coelho, the Pavão- Pavãozinho/Cantagalo slum, in Rio de Janeiro. The capital is associated with strategies for acquiring resources through social interactions and libraries have features that can create these resources. With the theoretical basis of social capital the authors Pierre Bourdieu, James Coleman and Robert Putnam, a detailed literature review of library and reading was done. The hypothesis in this research is that a community that has a library, the civic model, can develop social capital and thereby provide their cultural capital and educational resources users. Our goal was to identify how it is created and how it distributes social capital by the Community Library Paulo Coelho, Complex Pavão- Pavãozinho/Cantagalo, in Rio de Janeiro. This research has a qualitative approach with a case study strategy. The methods and data collection techniques used in this work are interview, observation, document analysis(virtual) and, then the choice of the narratives as an analysis procedure. The results show that the Community Library Paulo Coelho generates social capital and the proceeds from it as cultural and educational capital. We conclude that the configuration of the Community Library Paulo Coelho favors this result, by having this library three configuration: school, children and community.
Palavras-chave: Capital Social
Capital Cultural
Biblioteca em Favelas
Recursos Educacionais
Social Capital
Cultural Capital
Educational Resources
Library in Slums
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: IBICT/UFRJ
Departamento: Escola de Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/846
Data do documento: 14-Dez-2015
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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