Please use this identifier to cite or link to this item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/845
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Apropriação da informação por surdos no ambiente web à luz da Ciência da Informação
metadata.dc.creator: Alves, Sarah Miglioli da Cunha
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Rosali Fernandez de
metadata.dc.contributor.referee1: Pinheiro, Lena Vania Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Orrico, Evelyn Goyannes Dill
metadata.dc.description.resumo: A internet apresenta uma distinta oportunidade para deficientes auditivos, tornando-os agentes em uma rede de informação global. A Ciência da Informação depara-se com um importante objeto de estudo na caracterização do processo de mediação entre o surdo e a informação. Este estudo investiga a apropriação da informação na web pelos surdos, buscando saber se a web facilita o processo de apropriação da informação pelos surdos e determina a inclusão social. Em caráter específico pretendeu investigar construtos teóricos da Ciência da Informação buscando identificar aportes às singularidades na mediação do acesso à informação por comunidades especiais e identificar características da comunidade de surdos a fim de evidenciar especificidades na apropriação da informação na web. Apresenta um quadro teórico de referências da Ciência da Informação, enfocando as temáticas que sustentam o objeto de estudo em questão. Em um primeiro momento, revisa a literatura sobre temas relativos ao aspecto social do campo, bem como os fluxos de informação, a apropriação da informação, e as comunidades discursivas; em um segundo momento, apresenta construtos referentes ao objeto estudado, como a relação dos surdos com a internet, a percepção visual e o papel da língua de sinais dentro do contexto da pesquisa. O estudo seguiu um delineamento exploratório e descritivo de caráter qualitativo utilizando o método de questionário para coleta de dados. Os resultados obtidos mostraram a relevância do papel da web na vida dos sujeitos surdos e o impacto para sua identidade social e a cultura desta comunidade discursiva. Revela a importância do papel da web na inclusão social dos indivíduos surdos.
Abstract: The internet presents a distinct opportunity for the hearing impaired making them actors in a global information network. Information Science is faced with an important object of study in characterizing the process of mediation between the deaf and information. This study investigates the appropriation of information on the web by the deaf, aiming to know if the web facilitates the process of appropriation of information by deaf and determines social inclusion. In particular character it analyzes theoretical constructs of information science in order to identify contributions to the singularities in the mediation of access to information by special communities and identify characteristics of the deaf community to highlight specificities in the appropriation of information on the web. It presents a theoretical frame of reference of Information Science, focusing on the themes that underpin the object of study. Firstly, a literature review was done on issues relating to the social aspect of the field, as well as the flow of information, ownership information and discourse communities. In a second step, features concerning the constructs of the studied object, such as the ratio of deaf on the internet, visual perception and the role of sign language within the context of research. The study followed an exploratory and descriptive qualitative design of the method using a questionnaire to collect data. The results showed the important role of the web in the lives of deaf people and the impact on their social identity and culture of this discourse community. It reveals the importance of the role of the web in the social inclusion of deaf individuals
Keywords: Informação
Surdos
Internet
Apropriação da informação
Ciência da Informação
Information
Deaf
Appropriation of information
Information Science
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: IBICT/UFRJ
metadata.dc.publisher.department: Escola de Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/845
Issue Date: 24-Mar-2014
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sarah Miglioli. Mestrado. 2014.pdf1,5 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons