Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/786
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Sabrina Damasceno-
dc.date.accessioned2015-11-25T16:53:33Z-
dc.date.available2015-11-25T16:53:33Z-
dc.date.issued2015-02-24-
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/786-
dc.description.abstractThe present study discusses the curatorial singularities in natural history museums. We consider the concept of curatorship has heterogenic meanings in different areas of knowledge and space of memory preservation. There is, although, a point of convergence in this diversity: a decision-making specialist, a researcher owner of expertise. The museolgical spaces of natural history was originated in the denominated “cabinets of curiosities” related to an encyclopedic tradition that delineate one of the main singularities of natural history museums: the search for a totality representation through its materiality. One of the specificities of the museological spaces of natural history lies on the essential paper to provide the comprehension of “discursive formations” that becomes of modern science interpretation about nature and artefacts from different social human groups through time. The curatorship in natural history museums determinates the development, management and science public communication. Our propose is consider the curatorial processes in view of concepts of Michel Foucault, specially the “dispositive”, that is structured for a heterogenic ensemble of discourses, institutions, architecture forms, laws administrative measure, scientific enunciations, moral and philanthropic proposition, what is sad and the unsaid. That perspective allows reflection about informational flow that integrates part of daily of these museums of natural history.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Araujo (priscilla@ibict.br) on 2015-11-25T16:53:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 19874 bytes, checksum: 38cb62ef53e6f513db2fb7e337df6485 (MD5) tese Sabrina Damasceno versão aprovada.pdf: 3144271 bytes, checksum: 8d12bd0ab2aa844530f44a204bd72510 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-11-25T16:53:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 19874 bytes, checksum: 38cb62ef53e6f513db2fb7e337df6485 (MD5) tese Sabrina Damasceno versão aprovada.pdf: 3144271 bytes, checksum: 8d12bd0ab2aa844530f44a204bd72510 (MD5) Previous issue date: 2015-02-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiro / Insitituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInformation Science-
dc.subjectNatural history museums-
dc.subjectCuratorship-
dc.subjectSocial science communication-
dc.subjectDispositive-
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectMuseus de história naturalpt_BR
dc.subjectCuradoriapt_BR
dc.subjectComunicação social da ciênciapt_BR
dc.subjectDispositivopt_BR
dc.titleCuradoria em museus de história natural: processos disruptivos na comunicação da informação em exposições museológicas de longa duraçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3444844148697743pt_BR
dc.contributor.advisor1González de Gómez, Maria Nélida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3087665610359216pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Loureiro, José Mauro Matheus-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4161078945259300pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613980184982976pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Rosali Fernandez de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1722582102636346pt_BR
dc.contributor.referee3Marañon, Eduardo Ismael Murguia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8804558693582234pt_BR
dc.contributor.referee4Thiesen, Icleia-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2196624633172103pt_BR
dc.description.resumoAbordagem às singularidades curatoriais nos museus de história natural, a partir da consideração de que o conceito de curadoria possui significados variáveis em diferentes áreas do conhecimento e espaços de preservação da memória. Há, contudo, um ponto de convergência, especificamente nas instituições museológicas, que se encontraria presente em meio a essa diversidade: uma figura decisória (o especialista), possuidora de expertise. Os espaços museológicos de história natural possuem sua origem nos denominados “gabinetes de curiosidades” relacionados à tradição enciclopedista que delineou uma de suas principais singularidades: a busca por uma representação da totalidade por meio de sua materialidade. Uma das especificidades dos museus de história natural repousa no papel essencial de ensejar a compreensão das “formações discursivas” advindas de interpretações da ciência moderna acerca da natureza e dos artefatos oriundos dos diversos grupos sociais humanos através do tempo. A curadoria no interior dos museus de história natural determina a formação, gestão e comunicação pública da ciência por meio das evidências materiais do mundo sensível. Considera-se como aporte teórico desta tese que os processos curatoriais podem ser entendidos à luz das conceituações foucaultianas acerca do “dispositivo”, percebido como uma rede de relações que podem ser estabelecidas entre elementos heterogêneos: discursos, instituições, arquitetura, regimentos, leis, medidas administrativas, enunciados científicos, proposições filosóficas, morais, filantrópicas, o dito e o não dito. Perspectiva que permite a reflexão acerca dos fluxos informacionais presentes no cotidiano desses museus de história natural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJ/ECO - IBICTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese Sabrina Damasceno versão aprovada.pdf3,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais