Please use this identifier to cite or link to this item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/721
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Lugar do lixo é no lixo: estudo de caso de assimilação da informação
metadata.dc.creator: Tavares, Carla
metadata.dc.contributor.advisor1: Freire, Isa Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcellos, Hedy Silva Ramos de
metadata.dc.contributor.referee2: Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee3: González de Gómez, Maria Nélida
metadata.dc.description.resumo: presente estudo investiga a assimilação da informação: lugar do lixo é no lixo através da análise de depoimentos textuais e gráficos de três grupos de alunos da 4ª série do ensino fundamental. Para isso, foram utilizadas como base as oficinas de reciclagem artesanal de papel do Projeto Recicloteca da ONG Ecomarapendi, transformadas em agregado de informação e denominadas de oficinas experimentais. Esse tipo de abordagem define sua inserção na Ciência da Informação e sua responsabilidade social na comunicação do conhecimento, tendo sido tecido uma rede conceitual unindo fios da informação e da educação ambiental. Além da constatação da presença de barreiras de comunicação, os resultados da pesquisa apontaram que a informação foi assimilada por um número significativo de crianças revelando a coerência e atualidade dessa pesquisa na problemática dos resíduos sólidos [lixo].
Abstract: This present study investigates the assimilation of information: "the place for trash is in the trash" through the analysis of reports from three groups of students in the 4th grade of elementary school. For such, craft workshops of recycled paper of the projeto Recicloteca of non-governmental Organization - Ecomarapendi - were transformed in information aggregate and named experimental workshops. This type of approach defines its insertion on Information Science and its social responsibility with knowledge communication, has been woven a conceptual web joining threads of information and environmental education. Although there were barriers of communication, the results of the research show that the information was absorbed by a significant number of children which reveals the coherence and up-to-date-ness of this research in the problematic of solid waste - trash
Keywords: Assimilation of information
Environmental information
Trash
Craft Workshops of Recycled Paper
Environmental education
Assimilação da informação
informação ambiental
Lixo
Oficinas de reciclagem artesanal de papel
Educação ambiental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
metadata.dc.publisher.initials: UFRJ/ECO - IBICT
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citation: TAVARES, Carla. Lugar do lixo é no lixo: estudo de caso de assimilação da informação. 2003. 178 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2003.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/721
Issue Date: 21-Feb-2003
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carlatavares.pdf3,15 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.