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Tipo: Tese
Título: Trilha de aprendizagem dos bibliotecários de Ciências da Saúde à luz da aprendizagem situada
Autor(es): Prudencio, Dayanne da Silva
Primeiro orientador: Biolchini, Jorge Calmon de Almeida
Membro da banca: Souza, Rosali Fernandez de
Membro da banca: Príncipe, Eloísa da Conceição
Membro da banca: Fernandes, Geni Chaves
Membro da banca: Rodrigues, Mara Eliane Fonseca
Resumo: A pesquisa discute como os processos de aprendizagem influenciam no desenvolvimento das práticas informacionais dos bibliotecários de Ciências da Saúde no contexto brasileiro. Investiga as trilhas de aprendizagem dos bibliotecários na área de saúde para compreender como essas trilhas influenciam as práticas informacionais desses profissionais. As bases teóricas foram construídas através de uma quasi-systematic review, envolvendo cinco grandes temáticas: aprendizagem situada e comunidades de prática; teoria da prática; prática informacional; prática profissional com informação; e prática de informação e biblioteconômica baseada em evidências. Esses temas foram examinados à luz da literatura nacional e internacional, somando-se à análise das trilhas de aprendizagem dos profissionais, visando identificar boas práticas que pudessem contribuir com o desenvolvimento de práticas de informação e biblioteconômicas baseadas em evidências. Avaliou-se, também, as práticas informacionais desenvolvidas no campo da saúde, a percepção de pertencimento a este campo, o conhecimento tácito acumulado pelos profissionais, as experiências de trabalho e a influência que os processos de aprendizagem desenvolvem sobre a produção de conhecimentos, competências e práticas de trabalho. Trata-se de pesquisa de caráter bibliográfico e de campo no que se refere aos meios de investigação, exploratória-descritiva quanto ao seu objetivo fim, e, do ponto de vista da análise dos dados e demonstração dos resultados, com abordagem qualitativa. Realizou-se, em um primeiro momento, observação simples e participante em bibliotecas do campo da saúde. Em seguida, aplicou-se questionário, com perguntas fechadas, a uma amostra de bibliotecários atuantes no campo. A pesquisa conclui que há uma relação entre a aprendizagem, o contexto de trabalho, as práticas de informação e a produção de conhecimento que os bibliotecários desenvolvem no campo da saúde. Também concluímos que as trilhas de aprendizagem destes profissionais são influenciadas pelos fluxos informacionais existentes, pela capacidade de negociação discursiva e de ação no campo, pela motivação de aprendizagem, pelo reconhecimento na comunidade, bem como pelo conhecimento gerado nestas conversões. Outro achado da pesquisa foi verificar que há práticas informacionais variadas e, igualmente, identidades profissionais variadas. Observou-se ainda que ocorre aprendizagem profissional e produção de conhecimento situado, aplicado e produzido nas práticas, cujas aquisição e assimilação de conhecimentos e habilidades revelam no contexto da ação. Apontamos a necessidade de maior produção e socialização das práticas desenvolvidas e experiências vivenciadas, objetivando, assim, revelar evidências científicas sobre a atuação e contribuição dos bibliotecários no campo da saúde. Os resultados indicam a prática da pesquisa como recurso de ensino, promotora de produção de conteúdo de aprendizagem, e como o arcabouço capaz de mediar teoria e prática. A prática da pesquisa revela-se como uma abordagem educacional profícua para desenvolver de uma base conceitual e científica direcionada para o desenvolvimento de práticas de informação e biblioteconômicas baseadas em evidências no Brasil.
Abstract: The research discusses how learning processes influence the development of informational practices of Health Sciences librarians in the Brazilian context. It investigates the learning pathways of health librarians to understand how these pathways influence the informational practices of these professionals. The theoretical foundations were built through a quasi-systematic review involving five major themes: situated learning and communities of practice; theory of practice; informational practice; professional practice with information; and evidence-based information and library practice. These themes were examined in the light of national and international literature, in addition to the analysis of professionals' learning paths, trails to identify good practices that could contribute to the development of evidence-based information and library practices. The information practices developed in the health field, the perception of belonging to this field, the tacit knowledge accumulated by the professionals, the work experiences, and the influence that the learning processes develop on the production of knowledge, competence and work practices were also evaluated in the research. This is a bibliographic and field research with regard to the means of investigation, exploratory-descriptive studt as to its ultimate objective, and, from the point of view of data analysis and demonstration of results, it consists of a qualitative approach. At first, simple and participant observation was carried out withi in health libraries. Then, a questionnaire with closed questions was applied to a sample of librarians working in the field. The research concludes that there is a relationship between learning, work context, information practices, and knowledge production that librarians develop in the health field. We also conclude that these professionals' learning paths are trails influenced by existing information flows, discursive negotiation and field action skills, learning motivation, community recognition, and the knowledge generated in these conversions. Another finding of the research was to verify that there are varied informational practices and, equally, varied professional identities. It was also observed that there is professional learning and production of situated knowledge, applied and produced in practices, whose knowledge and skills acquisition and assimilation are revealed in the context of action. We point out for the need of greater production and socialization of the developed practices and lived experiences, thus aiming to reveal scientific evidence on the performance and contribution of librarians in the health field. Results indicate the practice of research as a teaching resource, promoter of learning content production, and as a fundamental framework capable of mediating theory and practice. Research practice proves to be a useful educational approach for developing a conceptual and scientific basis aimed to the development of evidence-based information and library practices in Brazil.
Palavras-chave: Aprendizagem situada
Bibliotecários
Prática informacional
Prática profissional baseada em evidência
Prática de informação e biblioteconômica baseada em evidências
Prática de pesquisa
Biblioteca médica
Ciência da Informação
Situated learning
Librarians
Informational practice
Evidence-based professional practice
Evidence-based information and library practice
Research practice
Medical libraries
Information Science
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: IBICT-UFRJ
Departamento: Escola de Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI IBICT-UFRJ
Citação: PRUDENCIO, Dayanne da Silva. Trilha de aprendizagem dos bibliotecários de Ciências da Saúde à luz da aprendizagem situada. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1306
Data do documento: 12-Dez-2019
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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