Please use this identifier to cite or link to this item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1304
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O vocabulário controlado do Governo Eletrônico como instrumento de prestação de contas da Lei de Acesso à Informação
metadata.dc.creator: Souza, Miriely da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Malin, Ana Maria Barcellos
metadata.dc.contributor.referee1: Sales, Luana Farias
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Marcia Heloisa Tavares de Figueredo
metadata.dc.description.resumo: Analisa o Vocabulário Controlado do Governo Eletrônico (VCGE) como sistema de organização do conhecimento (SOC) e na condição de instrumento político, sob a ótica do direito de acesso à informação. Com o objetivo de responder de que maneira a Administração Pública Federal presta contas à sociedade civil sobre as solicitações feitas por intermédio da LAI com base na categorização que estrutura o VCGE, focamos no contexto brasileiro, no âmbito do Governo Federal no qual está inserido, onde o VCGE é uma ferramenta usada tanto para publicização quanto para transparência das suas ações com os objetivos de ser interface de comunicação com o cidadão e de ser ferramenta de gestão. A pesquisa, de natureza exploratória, bibliográfica e documental, aborda qualitativamente o sistema de organização do conhecimento, tendo como arcabouço a literatura da Ciência da Informação, para trazer os conceitos, as funções, as características e a tipologia de um SOC no escopo da organização do conhecimento, destacando os vocabulários controlados, haja vista a denominação do objeto de estudo desta dissertação; além da contextualização e historicização da construção do VCGE no âmbito das ações do Governo Eletrônico, com destaque para os padrões internacionais que influenciaram a elaboração deste SOC.
Abstract: Analyzes the Controlled Vocabulary Electronic Government (VCGE) as a knowledge organization system (KOS) and as a political instrument of a point of view from the right of access to information. In order to respond to the manner in which the Federal Public Administration reports to civil society the requests made through the LAI based on the categorization that structures the VCGE, we focus on the Brazilian context, within the federal government in which it is inserted, where the VCGE is a tool used for both publicity and transparency of its actions with the objective of being a communication interface with the citizen, and a management tool. The research, exploratory, bibliographical and documentary, approaches qualitatively the system of knowledge organization, having as a framework the Information Science´s literature to bring concepts, functions, characteristics and typology of a KOS within the scope of the knowledge organization, highlighting the controlled vocabularies, given the denomination of the object of study of this dissertation, besides the contextualization and historicizing the construction of the VCGE in the ambit of the actions of the Electronic Government, highlighting the international standards that influenced in the elaboration of this KOS.
Keywords: Sistemas de Organização do Conhecimento
Direito de Acesso à Informação
Lei de Acesso à Informação
Governo Eletrônico
Vocabulário Controlado do Governo Eletrônico
Knowledge Organization System
Right of access to information
Law on Access to Information
Electronic Government
Controlled Vocabulary of Electronic Government
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: IBICT-UFRJ
metadata.dc.publisher.department: Escola de Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI IBICT-UFRJ
Citation: SOUZA, Miriely da Silva. O Vocabulário Controlado do Governo Eletrônico como instrumento de prestação de contas da Lei de acesso à informação. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1304
Issue Date: 29-Apr-2019
Appears in Collections:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Miriely da Silva Souza Dissertacao 2019.pdf1,68 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright