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Tipo: Tese
Título: Representação da Informação em CT&I no contexto da Divulgação Científica: a revista “Amazonas Faz Ciência” da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – Fapeam
Autor(es): Baubier, Arlete Sandra Mariano Alves
Primeiro orientador: Souza, Rosali Fernandez de
Coorientador: Pinheiro, Lena Vania Ribeiro
Membro da banca: Príncipe, Eloísa da Conceição
Membro da banca: Prado, Geraldo Moreira
Membro da banca: Faria, Leandro Innocentini Lopes de
Membro da banca: Weitzel, Simone da Rocha
Resumo: A função social constitui o cerne do trabalho de divulgação científica. Socializar o conhecimento com o propósito de motivar nas gerações futuras o interesse pela ciência, de forma a prepará-las para a vocação científica e tecnológica é a força motriz que impulsiona o trabalho dos divulgadores científicos. Romper com o hiato ainda existente entre o conhecimento científico tido ainda como acessível para poucos e ininteligível para muitos vem aos poucos sendo sucumbido pela atividade de divulgação científica realizada no âmbito das organizações governamentais. Neste contexto, as agências de fomento à pesquisa, em especial a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) há pouco mais de uma década da sua criação vem somando esforços no intuito de impulsionar o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no estado. Em vista do exposto, esta tese tem como objetivo geral investigar a revista “Amazonas Faz Ciência” da Fapeam para à identificação de questões e temas, a fim de verificar a sua adequação às políticas públicas da região e o papel desempenhado como fonte de divulgação de informações em áreas, campos e domínios da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para a Amazônia. A metodologia adotada caracteriza-se pela pesquisa de natureza exploratória e empírica. Realizou-se um levantamento e análise da coleção periódica “Amazonas Faz Ciência” da Fapeam, durante o período de 2005 a 2013, tendo como ponto de corte para análise quantitativa e qualitativa de conteúdo os artigos de divulgação que figuram como matéria principal de capa e as entrevistas concedidas à revista. Na pesquisa empírica, foram explorados os dados extrínsecos e intrínsecos, constituindo-se nos indicadores de análise do corpus documental selecionado. Os resultados da pesquisa indicam basicamente: i) a Fapeam como agência fomentadora da pesquisa científica básica e aplicada, do desenvolvimento tecnológico experimental, no Estado do Amazonas, busca cumprir seu papel junto à sociedade; ii) a revista dentro daquilo que se propôs reflete o objetivo da Fap que é de “aumentar o estoque de conhecimentos científicos e tecnológicos do Estado”; iii) o encadeamento dos temas visa a clarificação do conteúdo para o leitor; iv) a revista tem apresentado o nítido esforço para manter uma periodicidade regular; v) o suplemento infantil tem uma função educativa, tornando-se ferramenta pedagógica útil aos professores; vi) a revista tende a agregar as novas tecnologias de informação e comunicação como as mídias sociais, buscando manter interatividade com o público leitor. Portanto, conclui-se que a revista “Amazonas Faz Ciência” tem correspondido às expectativas da sociedade, em tornar de domínio público os principais resultados das pesquisas científicas financiadas sob sua responsabilidade, por meio da divulgação em publicação periódica. Outro aspecto importante é o constante diálogo dos editores da revista com cientistas, pesquisadores, educadores, empresários, gestores públicos e os leitores em geral, a fim de avaliar os serviços disponibilizados à sociedade.
Abstract: The social function constitutes the duramen of the work of scientific popularization. To socialize the knowledge with the purpose of causing in the future generations the interest for the science, in the form to prepare them for the scientific and technological vocation it is the driving force that drives the work of the scientific spreaders. To break with the hiatus still existent between the scientific knowledge had still like accessible for few ones and unintelligible for many people is gradually succumbed by the activity of scientific popularization carried out in the context of the government organizations. In this context, the agencies of funding to the research, in special the Amazon Research Foundation (Fapeam) has somewhat more than a decade of his creation is adding efforts up in the intention of driving the development of the Science, Technology and Innovation in the state. In view of the exposed one, this thesis has like investigating general objective magazine “Amazon Does Science” from the Fapeam for to the identification of questions and subjects, in order to check his adaptation to the public politics of the region and the paper fulfilled like fountain of popularization of informations in areas, fields and domain of the Science, Technology and Innovation (CT&I), Research and Development (P&D) for the Amazon region. The adopted methodology is characterized for the research of nature exploratory and empirical. A lifting happened and analysis of the periodic collection “Amazon Does Science” from the Fapeam, during the period from 2005 to 2013, taking as a point of cut for quantitative and qualitative analysis of content the articles of popularization that appear like principal matter of cape and the interviews granted to the magazine. In the empirical research, the extrinsic and intrinsic data were explored, being constituted in the indicators of analysis of the documentary selected corpus. The results of the research indicate basically: i) the Fapeam like funding agency of the scientific basic and hard-working research, of the technological experimental development, of the Amazon in the State, looks to carry out his paper near the society; ii) the magazine inside what it was proposed reflects the objective of the Fap that is of “ increasing the stock of scientific and technological knowledges of the State ”; iii) the chain of the subjects aims at the clarification of the content for the reader; iv) the magazine has been presenting the clear effort to maintain a regular periodicity; v) the childlike supplement has an educative function, becoming a pedagogic useful tool to the teachers; vi) the magazine has a tendency to collect the new technologies of information and communication like the social media, looking to maintain interactivity with the public reader. So, end that magazine “Amazon Does Science” it has been corresponding to the expectations of the society, in making of public power the principal results of the scientific research financed under his responsibility, through the dissemination in periodic publication. Another important aspect is the constant dialog of the publishers of the magazine with scientists, investigators, educators, businessmen, public administration and the readers in general, in order to value the available services to the society.
Palavras-chave: Divulgação Científica
Organização do Conhecimento
Periódico de Divulgação Científica
Representação da Informação
Amazonas Faz Ciência
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam)
Scientific Popularization
Knowledge Organization
Representation of the Information
Magazine of Scientific Popularization
Amazon Does Science
Amazon Research Foundation (Fapeam)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: IBICT-UFRJ
Departamento: Escola de Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI IBICT-UFRJ
Citação: BAUBIER, Arlete Sandra Mariano Alves. Representação da Informação em CT&I no contexto da Divulgação Científica: a revista “Amazonas Faz Ciência” da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - Fapeam. 2015. 367 f. Orientadora: Rosali Fernandez de Souza. Co-orientadora: Lena Vania Ribeiro Pinheiro. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1293
Data do documento: 22-Set-2015
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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