Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1191
Tipo: Dissertação
Título: Competência em dados: mapeamento e análise das ações de apoio à pesquisa em bibliotecas universitárias dos Países Baixos e Reino Unido
Autor(es): Santos, Marcelle Costal de Castro dos
Primeiro orientador: Marques, Luana Farias Sales
Membro da banca: Pinheiro, Lena Vania Ribeiro
Membro da banca: Ribeiro, Marianna Zattar Barra
Membro da banca: Sayão, Luis Fernando
Membro da banca: Shintaku, Milton
Resumo: Os desafios da gestão de dados de pesquisa esbarram com a necessidade de desenvolver habilidades e competências em dados para pesquisadores, no apoio ao processo de pesquisa. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo investigar as ações de promoção de competência em dados oferecidas em bibliotecas universitárias dos Países Baixos e Reino Unido, visando sistematizar o seu conteúdo, para que possa contribuir às ações de competência em dados promovidas por bibliotecários. Para tal, propõe um recorte a partir de um levantamento realizado no diretório da European University Association (2020). Verifica nas bibliotecas das instituições do Reino Unido e Holanda ações em competência em dados oferecidas por bibliotecários a partir da análise do conteúdo de gestão de dados de pesquisa. Identifica como bibliotecários de dados promovem ações em competência em dados no auxílio à pesquisa e quais são os conteúdos explorados, por intermédio dos do agrupamento de conteúdos sobre os workshops e treinamentos ofertados pelas bibliotecas das instituições holandesas e britânicas. Analisa a relação das bibliotecas holandesas e britânicas com a gestão de dados de pesquisa por meio do exame dos materiais disponíveis. Utiliza como referencial teórico a competência em informação, competência em dados e as discussões em torno do bibliotecário de dados. Tem como procedimento metodológico uma abordagem qualitativa a partir de um método exploratório e criação de categorias. Para compor a análise, utiliza os critérios de Bardin (1977) por meio de um levantamento das ações de competência em dados nos portais institucionais para compor a análise das descrições, análise de conteúdo e materiais disponíveis. O intuito é identificar workshops e treinamentos que estiverem sendo ofertados pelas instituições holandesas e britânicas no período de outubro de 2020 e março de 2021, caso não estejam disponíveis nos portais serão solicitados por e-mail. Como resultados, apresenta um mapa conceitual a partir da análise da relação entre biblioteca e a gestão de dados de pesquisa. Propõe com síntese das categorias da gestão de dados de pesquisa uma classificação das ações de competência em dados com base nos Cânones estabelecidos por Ranganathan (1967). Conclui que o escopo da competência em dados está para além da prática e do uso das ferramentas, mas inclui uma dimensão histórica do processo, do seu papel e uma outra, a dimensão crítica dos processos, dos propósitos, das ferramentas, do uso de dados de pesquisa, sua relação com a sociedade.
Abstract: The challenges of research data management face the need to develop skills and competences in research data, in support of the research process. In this sense, this work aims to investigate the actions of promoting data literacy offered in university libraries in the Netherlands and the United Kingdom, aiming to systematize its content, so that it can contribute to actions of data literacy promoted by librarians. To this end, it proposes an excerpt from a survey carried out in the directory of the European University Association (2020). Checks in the British and Dutch libraries actions in data literacy offered by librarians from the analysis of the content of research data management. It identifies how data librarians promote actions in data literacy in aid to research and what are the contents explored, through those of the content grouping about the workshops and training offered by the libraries of Dutch and British institutions. It analyzes the relationship of Dutch and British libraries with the management of research data by examining the available materials. It uses as a theoretical reference the information literacy, data literacy and the discussions around the data librarian. Its methodological procedure is a qualitative approach based on an exploratory method and the creation of categories. To compose the analysis, it uses the criteria of Bardin (1977) by means of a survey of the actions of competence in data in the institutional portals to compose the analysis of the descriptions, content analysis and available materials. The aim is to identify workshops and training that are being offered by Dutch and British institutions in the period of October 2020 and March 2021, if they are not available on the portals they will be requested by email. As a result, it presents a conceptual map from the analysis of the relationship between the library and the research data management. It proposes with a summary of the categories of research data management a classification of actions of data literacy based on the Canons established by Ranganathan (1967). It concludes that the scope of data literacy goes beyond the practice and use of tools, but it includes a historical dimension of the process, its role and another, the critical dimension of the processes, purposes, tools, data use research, its relationship with society.
Palavras-chave: Competência em dados
Competência em informação
Gestão de dados de pesquisa
Dados de pesquisa
Dados de pesquisa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRJ
Departamento: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1191
Data do documento: 14-Abr-2021
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PPGCI_IBICT_UFRJ_Dissertacao_CostalMarcelle_2021.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais