Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1165
Tipo: Tese
Título: Competência crítica em informação como resistência à sociedade da desinformação sob um olhar freiriano: diagnósticos, epistemologia e caminhos ante as distopias informacionais contemporâneas
Autor(es): Brisola, Anna Cristina C. de A. S.
Primeiro orientador: Schneider, Marco André Feldman
Membro da banca: Araújo, Carlos Alberto Ávila
Membro da banca: Bastos, Pablo Nabarrete
Membro da banca: Oliveira, Gilda Olinto de
Membro da banca: Bezerra, Arthur Coelho
Resumo: Enfatizar a contribuição e importância de Paulo Freire na Competência Crítica em Informação (doravante CCI), contribuindo com duas aplicações possíveis desta perspectiva: para a resistência à desinformação – sistematizando suas causas e motivações – e contra as discriminações – com a construção de duas novas dimensões da CCI em gênero, feminismos e sexualidade e em relações étnico-raciais. Sempre sob uma perspectiva freiriana e atrelada à Pedagogia Crítica, ante o diagnóstico da Sociedade da Desinformação, esta tese defende que o caminho para lidar com a informação na contemporaneidade passa pelo pensamento crítico e pela construção, fomento e ensino da Competência Crítica em Informação (doravante CCI). Levanta a necessidade da práxis da CCI para a construção da resistência aos mecanismos de manipulação, desinformação, demais distopias informacionais e para o exercício da cidadania. Postula que o ensino da Competência Crítica em Informação pode ser um caminho para resistência à Sociedade da Desinformação. Argumenta que a consciência dos mecanismos de desinformação confere resistência a eles. Distingue e aproxima Competência em Informação (doravante Coinfo), CCI e Alfabetização Midiática e Informacional (doravante AMI), propondo uma complementaridade que enriquece as suas perspectivas, que não se anulam ou superam. Busca facilitar a compreensão das bases teóricas para o ensino da CCI no Brasil como resistência à Sociedade da Desinformação, na Teoria Crítica e na Pedagogia Crítica.
Abstract: Emphasize the Paulo Freire’s contribution and importance to Critical Information Literacy (hereinafter CIL), contributing with two possible applications from this perspective: for resistance to disinformation – systematizing its causes and motivations – and against discrimination – with the construction of two new dimensions of CIL in gender, feminisms and sexuality and in ethnic-racial relations. Always from a Freirian perspective and linked to Critical Pedagogy, in view of the diagnosis of the Society of Disinformation, this thesis defends that the way to deal with information in contemporary times is through critical thinking and the construction, promotion and teaching of Critical Information Literacy. It raises the need for the CIL's praxis to build resistance to the mechanisms of manipulation, misinformation, other informational dystopias and for the exercise of citizenship. It postulates that the teaching of Critical Information Literacy can be a way to resist the Disinformation Society. It argues that awareness of the mechanisms of disinformation confers resistance to them. Distinguishes and approaches Information Literacy (hereinafter IL), CIL and Media and Information Literacy (hereinafter MIL), proposing a complementarity that enriches its perspectives, which do not cancel or overcome. It seeks to facilitate the understanding of the theoretical bases for the teaching of CIL in Brazil as resistance to the Society of Disinformation, in Critical Theory and Critical Pedagogy. It presents the concept maps of Disinformation and its mechanisms, IL, CIL, Critical Theory and Critical Pedagogy.
Palavras-chave: Competência crítica em informação
Paulo Freire
Desinformação
Competência em informação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: Ibict - UFRJ
Departamento: Escola de comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1165
Data do documento: 8-Mar-2021
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRISOLA_ANNA_TESE_A CCI como Resistência.pdf3,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais