Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1057
Tipo: Dissertação
Título: A Biblioteca Nacional Digital e a premência de realização de estudo de usuários
Autor(es): Meirelles, Raissa Felix
Primeiro orientador: Marques, Luana Farias Sales
Membro da banca: Souza, Rosali Fernandez de
Membro da banca: Medeiros, Ana Ligia Silva
Membro da banca: Saldanha, Gustavo Silva
Membro da banca: Barradas, Jaqueline Santos
Resumo: As bibliotecas existem para servir ao usuário e atender as suas necessidades de informação e para que isso seja viabilizado é fundamental conhecê-lo. O estudo de usuário é considerado uma importante ferramenta do diagnóstico da biblioteca pois, por meio dele, é possível identificar se os serviços e conteúdos disponíveis estão atendendo adequadamente aos indivíduos. No entanto, com o avanço da tecnologia e a propagação das bibliotecas digitais o acesso remoto a acervos digitais tem se tornado uma atividade cada vez mais comum entre os pesquisadores, o que dificulta a interação entre bibliotecários e pesquisadores. O presente estudo tem como objetivo principal refletir acerca da necessidade de realização de um estudo dos usuários da Biblioteca Nacional Digital (BNDigital). Para tal, levanta os conceitos de bibliotecas nacionais e digitais abordados na literatura pesquisada destacando suas particularidades diante de outros tipos de bibliotecas; apresenta o histórico, projetos e papel desempenhado pela BNDigital; explora os conceitos e abordagens de estudo de usuários; trata da centralidade do usuário nos das atuais e; expõe iniciativas de estudo de usuários em bibliotecas nacionais e digitais. Tendo em vista a relevância do papel da Fundação Biblioteca Nacional no que diz respeito captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual brasileira, tal estudo se faz necessário pois, acredita-se que a partir das reflexões e iniciativas aqui expostas será possível auxiliar e incentivar futuras iniciativas de estudo de usuários tanto na BNDigital como nas demais instituições de cultura que mantenham seus acervos digitalizados online.
Abstract: Libraries are there to serve the user and meet their information needs and to make this possible it is essential to know them. The user study is considered an important tool for the library diagnosis because, through it, it is possible to identify if the available services and contents are adequately serving the individuals. However, with the advancement of technology and the spread of digital libraries, remote access to digital collections has become an increasingly common activity among researchers, which hinders interaction between librarians and researchers. This research aims to reflect on the need to conduct a study of users of the National Digital Library of Brazil (BNDigital). For such, it raises the concepts of national and digital libraries approached in the researched literature highlighting their particularities in relation to other types of libraries; presents the history, projects and role played by BNDigital; explores user study concepts and approaches; deals with the centrality of the user in the current ones and; exhibits user study initiatives in national and digital libraries. In view of the relevance of the role of the National Library of Brazil with regard to the capture, storage, preservation and diffusion of Brazilian intellectual production, such study is necessary because it is believed that from the reflections and initiatives presented here it will be possible to assist and encourage future user study initiatives at both BNDigital and other cultural institutions that keep their collections digitized online.
Palavras-chave: Ciência da Informação
Biblioteca Nacional
Biblioteca digital
Estudo de usuários
Fundação Biblioteca Nacional (FBN)
Biblioteca Nacional Digital (BNDigital)
Biblioteconomia
Information Science
National Library
Digital library
User study
Library Science
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: IBICT/UFRJ
Departamento: ESCOLA DE COMUNICAÇÃO
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1057
Data do documento: 17-Jan-2020
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ



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