Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1037
Tipo: Tese
Título: Educação para o Antropoceno: sustentabilidade ambiental na Rede Federal de Ensino Profissional Científico e Tecnológico
Autor(es): Maruyama, Úrsula Gomes Rosa
Primeiro orientador: Issberner, Liz-Rejane
Membro da banca: Schneider, Marco André Feldman
Membro da banca: Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra
Membro da banca: Alves, José Eustáquio Diniz
Membro da banca: Rios, Patrícia Andréa do Prado
Resumo: A mudança no uso dos recursos naturais em nosso planeta é um tópico dos mais urgentes a ser tratado nas agendas ambientais de todos os governos e discutido pela sociedade civil e comunidade acadêmica. Como consequência deste período conhecido como Antropoceno, o aquecimento global é um dos temas mais críticos da agenda ambiental no século XXI, pois afeta os ciclos biogeoquímicos e a biodiversidade planetária. Considerando a necessidade de se disponibilizar espaços institucionais de interlocução e legitimação para um conjunto da sociedade, a educação pública apresenta-se como fator primordial na disseminação de informações cientificas para a sociedade e promoção de debates sobre crise ecológica. Por meio do conceito de regime de informação, foi elaborada uma análise crítica das relações entre os atores, os processos de mediação e práticas informacionais na Rede Federal de Ensino Profissional Científico Tecnológico (RFEPCT). Para isso foi realizada uma pesquisa de campo e documental, onde o conceito de regime de informação foi aplicado de modo a caracterizar e avaliar como as IES do RFEPCT estão atuando como disseminadoras de uma educação voltada para os desafios do Antropoceno.
Abstract: The change in the use of natural resources on our planet is a most urgent topic to be addressed in the environmental agendas of all governments and discussed by civil society and the academic community. As a consequence of this period known as Anthropocene, global warming is one of the most critical issues on the environmental agenda in the 21st century as it affects biogeochemical cycles and planetary biodiversity. Considering the need to provide institutional spaces of dialogue and legitimation for a whole of society, public education is a prime factor in the dissemination of scientific information to society and the promotion of debates on ecological crisis. Through the concept of information system, a critical analysis of the relations between actors, mediation processes and informational practices was developed in the Federal Network of Professional Scientific and Technological Teaching (RFEPCT). For that, a field and documentary research was carried out, where the concept of information regime was applied in order to characterize and evaluate how the ITS of the RFEPCT are acting as disseminators of an education focused on the challenges of the Anthropocene.
Palavras-chave: Ciência da informação
Educação ambiental
Antropoceno
Regime de Informação
Rede Federal de Ensino Profissional Científico e Tecnológico
Environmental education
Anthropocene
Information Regime
Information Science
Federal Network of Scientific and Technological Professional Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: IBICT/UFRJ
Departamento: Escola de Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1037
Data do documento: 31-Jul-2019
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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