Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ridi.ibict.br/handle/123456789/83
Tipo: | Trabalho apresentado em evento |
Título: | Dimensões da competência em informação: resultados de um teste online para estudantes de turismo na era digital |
Autor(es): | Hatschbach, Maria Helena de Lima Olinto, Gilda |
Abstract: | Esta pesquisa analisou a Competência em Informação do estudante de graduação em turismo, criando uma interface entre o Turismo e a Ciência da Informação no Brasil. O Turismo traz associado ao seu processo de crescimento e transformação o uso das novas tecnologias de comunicação e informação e a consequente necessidade de formação de recursos humanos competentes e especializados no uso da informação. O estudo empírico envolveu a aplicação de um teste online de Competência em Informação, o Research Readiness Self-Assessment – RRSA, com 48 questões, junto aos alunos do Curso de Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense - UFF, Rio de Janeiro, Brasil. Teve como principal objetivo analisar a Competência em Informação de estudantes de graduação usando uma ferramenta de avaliação padronizada, já aplicada em outros países e adaptada para a língua portuguesa, que permitisse futuras comparações com outros grupos de estudantes, tanto do Brasil como do exterior. Um diferencial do RRSA é que ele aborda várias dimensões da Competência em Informação: Navegando na Internet; Obtendo Informação; Avaliando a Informação; Experiência de Pesquisa e de Uso de Biblioteca; Compreendendo o Plágio e considera, também, a autoavaliação do estudante em relação as suas habilidades de pesquisa. Como resultados, identificamos discrepâncias entre a autoavaliação da Competência em Informação, feita pelos estudantes, e a pontuação dada pelos indicadores mais objetivos dessa Competência. Os alunos acreditam possuir boa capacidade de realizar pesquisas, especialmente no início do curso, o que, em certos aspectos, não condiz com os resultados das questões que medem, por exemplo, a capacidade de obter e avaliar informação. Professores, educadores, gestores, pesquisadores, profissionais da informação e os próprios alunos podem utilizar os resultados desta pesquisa para delinear ações que melhorem o desempenho dos estudantes em relação a sua Competência em Informação, preparando-os para superar os desafios de viver na era da informação. |
Palavras-chave: | Competência em informação Turismo Avaliação |
Editor: | ANCIB : Unb.PPGCI |
Citação: | In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 12, 23 -26 out. 2011, Brasília. Anais do XII ENANCIB. 2011. p.225-2241 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ridi.ibict.br/handle/123456789/83 |
Data do documento: | 2011 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLINTOEnancib2011b.pdf | 684,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |