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Tipo: Dissertação
Título: Agências de notícias financeiras e capitalismo global: um estudo de caso do dispositivo de informação e comunicação de investimentos
Autor(es): Paula Sobrinho, Homero Vianna de
Primeiro orientador: Cocco, Giuseppe Mario
Membro da banca: Sarita, Albagli
Membro da banca: Araujo, Marcelo Castañeda de
Resumo: Pesquisa qualitativa em Ciência da Informação com o objetivo de explorar e mapear o dispositivo de informação e comunicação de investimentos no capitalismo global. Um estudo de caso exploratório é o ponto de partida para se examinar um tipo de dispositivo informacional e tecnológico de organização e controle da informação de investimentos e negociações em Bolsas (Exchanges) ― a mídia de investimentos. O estudo de caso concentra-se em um grupo chave de agências composto por três modelos paradigmáticos ― a Reuters, a Dow Jones e a Bloomberg, três fórmulas de organização e controle da informação de investimentos. A classificação das “agências de notícias financeiras”, sob o modelo clássico de “organizações de notícias” (news organizations) é problemática. Uma observação mais atenta revela a operação dessas organizações complexas e lança luz sobre o conceito de informação de investimentos. O estudo contribui para esclarecer a distinção entre os conceitos de notícias financeiras, informação financeira e informação de investimento. Em especial, destacaram-se os instrumentos especializados para operações de investimento: taxonomias de indústrias, índices e indicadores. Entender o papel desse dispositivo estratégico em seu aspecto de construto social no contexto do capitalismo cognitivo é revelador de processos políticos e econômicos subjacentes aos conceitos de “sociedade da informação” e “globalização”. Ao procurar entender a “informação que move mercados”, encontramos a especificidade da “informação de investimentos” e identificamos um segmento chave no interior da mídia financeira ― a “mídia de investimentos”, resultante dos processos de transformação social e das inovações tecnológicas em direção à constituição de um sistema capitalista global. As agências de informação e notícias financeiras mostraram operar em sua lógica própria ― financista e supranacional. A mídia de investimentos se apresenta, hoje, não apenas como protagonista dos processos de inovação tecnológica, mas também como operador linguístico ― códigos e discursos ― essencial aos mercados financeiros globais.
Abstract: This work is a qualitative research in Information Science aimed at exploring and mapping an information and communication device essential to global markets. An exploratory case study is the starting point to examine a system of information organization and control in Stock Exchanges and financial markets― the investment media. The focus is a group of paradigmatic organizations ― Reuters, Dow Jones and Bloomberg. To categorize these organizations as "financial news agencies" under the classic model of "news organizations" is problematic. An in depth look reveals the operation of a complex social apparatus ― the “investment information”. The research aims to contribute to the distinction of the concepts of financial news, financial information and investment information, with emphasis on specialized investment tools ― industry taxonomies, indexes and indicators. Understanding the role of this strategic device as a social construct in the context of cognitive capilism reveals political and economic processes that are underlying the concept of “information society” and “globalization”. Focusing on the “information that moves the markets” we are able to identify a new quality of information ― the investment information ― and a specific segment of financial media ― the investment media. Investment information and investment media are part of the processes of social transformation and technological innovation that constitute a global capitalist system. The financial news agencies operate according to their peculiar logic ― a financial and supranational logic. The investment media are not only in the forefront of technological innovation but also play an essential role in global financial markets as linguistic operators of discourses and codes.
Palavras-chave: Agências de notícias; Mídia; Ciência da Informação; Redes de comunicação; Capitalismo cognitivo; New agencies; Media; Information Science; Communication networks; Cognitive capitalism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Insitituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Sigla da instituição: UFRJ/ECO - IBICT
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/800
Data do documento: 4-Mai-2015
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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