Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/791
Tipo: Dissertação
Título: Competência em informação e perfil dos bibliotecários da área de Ciências da Saúde: investigando os hospitais universitários
Autor(es): Mendonça, Vanessa Souza
Primeiro orientador: Leta, Jacqueline
Membro da banca: Biolchini, Jorge Calmon de Almeida
Membro da banca: Souza, Rosali Fernandez de
Membro da banca: Guimarães, Maria Cristina Soares
Membro da banca: Vasques Filho, Francisco Sérgio Strauss
Resumo: Pesquisa de caráter qualitativo, cujo objetivo geral foi verificar como os bibliotecários com diferentes perfis de atuação, médico, clínico ou informacionista, desenvolvem a competência em informação na área da saúde. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório e um estudo de caso dos bibliotecários que atuam nas bibliotecas dos hospitais universitários federais e estaduais. A técnica para coleta de dados utilizada foi o questionário do tipo online. A análise de conteúdo foi a ferramenta metodológica empregada para análise dos dados coletados. Os resultados apontam que os profissionais bibliotecários são predominantemente do sexo feminino, acima dos quarenta anos, com mais de dez anos de formação e menos de dez anos de vínculo institucional. Realizam atividades predominantemente relacionadas ao perfil do bibliotecário médico e as habilidades e competências exigidas durante a prática profissional têm relação com o mesmo perfil. Buscam se atualizar e se capacitar, tendo como preferência cursos presenciais e/ou a distância para desenvolver a competência em informação. Indicaram como barreiras para capacitação a dificuldade para fazer cursos, dificuldade com o uso dos termos técnicos da área e dificuldades na relação com público. Apresentam, em sua maioria, uma perspectiva otimista para o futuro da profissão no ambiente do hospital universitário. Esta pesquisa aponta a importância da educação continuada e especializada como forma do bibliotecário se capacitar e se atualizar para melhor adquirir e desenvolver a competência em informação, especialmente na área da saúde.
Abstract: Qualitative research that aimed to verify how librarians with different performance profiles, medical, clinical or informationist, develop information literacy in health. It is a descriptive exploratory research by a case study about librarians who work in libraries at federal and state university hospitals. The method used to collect data was online questionnaire. Content Analysis was the methodological technique applied for data analysis. Results point out that librarians are predominantly females, above forty years old, with more than ten years after graduation and less than ten years working at his/her institution. They also perform activities mainly related to the medical librarian profile. The skills and literacy required are also related to the same profile. Librarians prefer to improve themselves in information literacy by classroom courses and/or online learning. They indicated the difficulty to take courses, the difficulty with technical words and relationship with target audience as barriers to achieve self-development. Most of the respondents have an optimistic perspective about the future of their profession within university hospitals. This research indicates the significance of continued and specialized education as a way to librarians improve and, consequently, develop better information literacy, particularly in health.
Palavras-chave: Competência em informação
Perfil profissional
Bibliotecário
Hospitais universitários
Ciências da Saúde
Information literacy
Professional profile
Librarian
Universitary hospital
Health Sciences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Insitituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Sigla da instituição: UFRJ/ECO - IBICT
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/791
Data do documento: 23-Mar-2015
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa Souza Mendonça_dissertação_mestrado_ibict.pdf5,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais