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dc.creatorSilva, Fátima Santana dapt_BR
dc.date.accessioned2015-10-19T11:50:09Z-
dc.date.available2013-07-25pt_BR
dc.date.available2015-10-19T11:50:09Z-
dc.date.issued2013-03-12pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Fátima Santana. Administração de bibliotecas em instituições privadas de ensino superior: uma abordagem discursiva a partir das novas demandas de acesso e uso da informação. 2013. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2013.por
dc.identifier.urihttp://ridi.ibict.br/handle/123456789/707-
dc.description.abstractBased on the Theory of Communicative Act of Jugen Habermas this research seeks to drive administrative elements to libraries at private institutions of higher education in order to promote contemporary administration, taking into account the stakeholders views and expectations of these services. Focuses its foundations on the interrelations between Information Science and Management Science, which uses concepts of Discursive Administration, in order to furnish a dialogical perspective in the construction of new ways of working. From a case study in a private institution in Rio de Janeiro, and the literature review, identify aspects that can be taken as keys to the dialogue among the actors involved: INEP / MEC and its implicit reasons for serving higher education, taken from its assessment tools; librarians; and academic community, users (professors and students). These aspects provide support for professional practices reconfiguration in managing libraries of private higher education. The research result indicates a weakness in the administrative perspective of libraries and provides elements that can be used to reflection and starting points for a Discursive Management in Libraries Private Institutions of Higher Educationeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-10-19T11:50:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 silva2013.pdf: 1489807 bytes, checksum: 419fce717a5466492c33dd109fcc4456 (MD5) Previous issue date: 2013-03-12en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLibrary Administrationeng
dc.subjectDiscursive Administrationeng
dc.subjectInep evaluationeng
dc.subjectAdministração de Bibliotecaspor
dc.subjectAdministração Discursivapor
dc.subjectAvaliação do INEPpor
dc.titleAdministração de bibliotecas em instituições privadas de ensino superior: uma abordagem discursiva a partir das novas demandas de acesso e uso da informaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lima, Clóvis Ricardo Montenegro dept_BR
dc.contributor.advisor-co1Fernandes, Geni Chavespt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Rosali Fernandez dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1722582102636346por
dc.contributor.referee2Dodebei, Vera Lucia Doyle Louzada de Mattospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1112112146102164por
dc.description.resumoEsta pesquisa, que parte do referencial teórico da Teoria do Agir Comunicativo de Jugen Habermas, busca elementos para uma condução administrativa de bibliotecas em instituições privadas de ensino superior que favoreça uma administração contemporânea, tendo em conta os pontos de vistas e as expectativas dos principais interessados nesses serviços. Concentra seus alicerces no inter-campo entre a Ciência da Informação e Ciência da Administração, e utiliza conceitos da Administração Discursiva em busca de uma perspectiva dialógica para a construção de novas formas de trabalho. A partir de pesquisa com bibliotecários, um estudo de caso em uma IES privada do Rio de Janeiro, e da revisão da literatura, identificam-se aspectos que podem ser chaves para a interlocução entre os atores envolvidos: INEP/MEC e suas razões implícitas de atendimento aos estudantes de graduação, a partir seus instrumentos de avaliação; os bibliotecários e a comunidade acadêmica, os usuários (professores e alunos). Tais aspectos podem servir de subsídios para reconfiguração das práticas profissionais na administração de bibliotecas de IES privadas. O resultado da pesquisa aponta que existem fragilidades na perspectiva administrativa das bibliotecas e nos fornece elementos que podem servir de reflexão e pontos de partida para uma Administração Discursiva em bibliotecas de Instituições Privadas de Ensino Superiorpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopor
dc.publisher.initialsUFRJ/ECO - IBICTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações do PPGCI IBICT-UFRJ

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