Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/69
Tipo: Trabalho apresentado em evento
Título: A imagem fotográfica como documento : desideratos de Otlet
Autor(es): Guerra, Claudia Bucceroni
Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro
Abstract: Abordagem histórica das idéias de Paul Otlet acerca dos documentos gráficos e, em destaque, dos registros fotográficos, a partir de suas concepções de documento expostas no livro Traité de Documentation – le livre sur le livre (1934). As imagens são consideradas componentes do conhecimento universal e são constituídas por um conjunto de atributos relacionados à realidade (reais, possíveis e imaginárias). A fotografia é estudada desde o seu surgimento, nas reações causadas na sociedade (em especial a parisiense), na sua representação para a Ciência e a Arte e no seu caráter realista. O propósito científico e documental da fotografia é o centro do pensamento de Otlet, que propõe o método fotográfico em substituição ao método visual,consolidado no seu projeto de organizar o conhecimento humano por meio da Documentação, a fim de produzir o Repertório Iconográfico Universal.
Palavras-chave: Fotografia
Imagens
Documento
Paul Otlet
Traité de Documentation
Realismo na fotografia
Editor: ANCIB : UFPB.PPGCI
Citação: In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 10,: 2009 : João Pessoa. Anais do X ENANCIB. João Pessoa : UFPb, 2009. 16 p.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/69
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PinheiroGENANCIB2009.pdf107,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.