Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/64
Tipo: Trabalho apresentado em evento
Título: Evolução e tendências da Ciência da Informação, no exterior e no Brasil: quadro comparativo a partir de pesquisas históricas e empíricas
Autor(es): Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro
Abstract: Pesquisa de cunho histórico e epistemológico, enfocando a Ciência da Informação no Brasil. Na primeira abordagem são estudadas as circunstâncias históricas e sociais do surgimento da área no Brasil, em quadro comparativo com o panorama no exterior, notadamente nos Estados Unidos e Europa, sendo constatada dupla herança ou convergência de influências em nosso País. Na segunda abordagem os resultados de pesquisas empíricas anteriores, refletindo o domínio epistemológico da Ciência da Informação, no exterior, tendo por base 388 artigos de revisão do ARIST (1966-2004), são confrontados com os resultados da análise de 593 artigos da revista Ciência da Informação (1972-2004), que traduzem as disciplinas constituintes ou domínio epistemológico da área no Brasil. Pelas conclusões, a produção científica nacional mostra atualidade e se inscreve nas questões e cenário internacional da área.
Palavras-chave: Estudos históricos
Estudos epistemológicos
Ciência da Informação
História
Epistemologia
Disciplinas
Editor: UFSC
Citação: In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 6. : 2005, Florianópolis. Anais do VI ENANCIB. Florianópolis : UFSC, 2005. 12 p.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/64
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pinheiroenancib2005.pdf112,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.