Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/493
Tipo: Trabalho apresentado em evento
Título: As teses da seção de obras raras da Biblioteca de Ciencias Biomédicas da FIOCRUZ e a saúde pública no Brasil.
Autor(es): Peruzzo, Tarcila
Olinto, Gilda
Abstract: A escassez de estudos sobre a Seção de Obras Raras A. Overmeer da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), a importância desta seção para a memória institucional, assim como o fato de para a sua formação contribuírem personagens destacados da área da medicina e da biblioteconomia são as principais motivações para a realização deste estudo. As circunstâncias da criação da FIOCRUZ e de sua primeira biblioteca são aqui descritas, especificamente o papel desempenhado pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz e pelo bibliotecário Overmeer na formação e desenvolvimento do acervo da biblioteca da instituição. Um levantamento do conjunto de teses da Faculdade de Medicina da UFRJ guardadas nesta seção e defendidas entre os anos de 1890 e 1925 foi realizado no contexto deste estudo. Estas teses foram analisadas pelo aspecto formal e de conteúdo. A análise referente ao aspecto formal das teses, focalizando elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, revelou que ao longo do tempo as mesmas apresentaram grande variação. A partir da análise do conteúdo de um total de 1569 teses, constatou-se, apesar da variação de assuntos ao longo do tempo, uma classe de assunto predominante - saúde pública – também descrita nas suas sub-classes.
Palavras-chave: Faculdade de Medicina - UFRJ
FIOCRUZ
Obras Raras
Memória Institucional
Saúde Pública
Editor: ANCIB
Citação: Peruzzo, Tracila; Oliveira, Gilda Olinto de. As teses da seção de obras raras da Biblioteca de Ciencias Biomédicas da FIOCRUZ e a saúde pública no Brasil. In: ENANCIB, 15., Florianópolis, 2013. Anais... Florianópolis: ANCIB, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/493
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Artigos em Revistas publicadas no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gilda.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.