Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/480
Tipo: Artigo
Título: Competência comunicativa: uma competência administrativa para o bibliotecário universitário contemporâneo.
Autor(es): Silva, Fabiana Menezes Santos da
Fernandes, Geni Chaves
Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de
Abstract: Introdução: Nesta pesquisa indaga-se sobre competências administrativas que permitam aos bibliotecários gerenciarem suas bibliotecas nas atuais sociedades complexas, considerando-se que a própria Ciência Administrativa tem renovado seus aportes teóricos a fim de contemplar estruturas organizacionais mais flexíveis e participativas em seus arranjos e decisões. Objetivo: Propor a competência comunicativa como elemento fundamental da competência administrativa de bibliotecários na contemporaneidade. Metodologia: Revisão de literatura sobre os modos de gestão e as competências em administração de bibliotecários brasileiros e suas origens. Exame da literatura das alternativas administrativas, baseadas nas teorias de Habermas e Luhmann, que pretendem contemplar modos de gestão em sociedades complexas. Resultados: Identificam-se limitações nas competências administrativas dos bibliotecários, ainda muito alicerçadas na emergência das bibliotecas públicas do século XIX, quando a formação de bibliotecários tomou o caminho de um saber técnico para o tratamento documental, que hoje precariza suas habilidades administrativas. Dentre as habilidades administrativas para reconfigurar bibliotecas contemporâneas se destaca, como um primeiro resultado desta pesquisa, a competência comunicacional, própria de uma Administração Discursiva, capaz de abrir espaços argumentativos para uma reconstrução racional e consensual de modelo de biblioteca próprio às sociedades complexas. Conclusões: Os esforços para garantir competência administrativa do bibliotecário devem incluir sua competência comunicativa como habilidade indispensável para formulação de novos modelos de bibliotecas em sociedades complexas.
Palavras-chave: Competência Administrativa
Competência Comunicativa
Formação do Bibliotecário
Jürgen Habermas
Niklas Luhmann
Editor: UEL
Citação: Silva, Fabiana Menezes Santos da; Fernandes, Geni Chaves; Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de. Competência comunicativa: uma competência administrativa para o bibliotecário universitário contemporâneo. Informação @ Profissões, Londrina: UEL, v.2, n.2, p. 119-133, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/480
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClovisFabiane.pdf119,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.