Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/476
Tipo: Apresentação
Título: Interações mediadas pela linguagem, organizações e sociedade: racionalidade comunicativa e integração discursiva.
Autor(es): Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de
Zattar, Marianna
Maia, Mariangela Rebelo
Abstract: Neste trabalho, discute-se a relação entre as interações mediadas pela linguagem nas organizações e na sociedade a partir da relação entre “mundo da vida” e sistemas, tal como é enunciado por Habermas em sua discussão com Luhmann. Objetiva-se empreender uma discussão em torno da função constituinte da linguagem nas interações sociais. São apresentadas as relações entre as interações e a gênese das organizações nas sociedades contemporâneas, destacando-se as construções comunicativas desenvolvidas na Teoria do Agir Comunicativo de Habermas. As organizações são apresentadas como construções sociais entre o mundo da vida e o sistema, com características de ambas. Cabe observar que os sistemas fazem parte do mundo da vida. Busca-se compreender que estas interações mediadas pela linguagem são construtoras de uma racionalidade integradora, a racionalidade comunicativa. A racionalidade comunicativa é indicada como ferramenta para reconstrução racional das organizações. Conclui-se que o discurso é uma possibilidade ética nas organizações.
Palavras-chave: Interação
Linguagem
Filosofia da Linguagem
Habermas
Luhmann
Editor: ANCIB
Citação: Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de; Zattar, Marianna; Maia, Mariangela Rebelo.Interações mediadas pela linguagem, organizações e sociedade: racionalidade comunicativa e integração discursiva. In: ENANCIB, 14., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANCIB, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/476
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Clovis.pdf319,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.