Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/469
Tipo: Apresentação
Título: Pesquisadores da Grã-Bretanha pioneiros na história da Ciência da Informação.
Autor(es): Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro
Abstract: Abordagem histórica da Ciência da Informação, com foco nos professores, pesquisadores e eventos britânicos pioneiros da área. São ressaltados o Institute of Information Scientists e reuniões decorrentes da discussão de ideias para sua fundação, bem como o primeiro Curso do campo, no mundo, e os periódicos, sendo o mais antigo, o Journal of Documentaton. A análise foi concentrada nos temas ou disciplinas em que os britânicos deixaram sua marca, como organização do conhecimento, com especial atenção à classificação, e políticas de informação, nas quais os protagonistas foram Jason Farradane e John Desmond Bernal. Na Bibliometria desponta o nome de Samuel Bradford, que muito antes do desenvolvimento de estudos métricos, na década de 1950, formulou a sua lei de Dispersão ou Produtividade de periódicos, em 1934. Esses protagonistas da história da Ciência da Informação na Grã-Bretanha e suas ideias chegaram ao Brasil, onde germinaram e floresceram de diferentes formas.
Palavras-chave: Ciência da Informação
História da Ciência da Informação
Grã-Bretanha
Pioneiros Britânicos
Editor: ANCIB
Citação: Pinheiro, Lena Vania Ribeiro. Pesquisadores da Grã-Bretanha pioneiros na história da Ciência da Informação. In: ENANCIB, 14., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANCIB, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/469
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em Congresso no Brasil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lena.pdf446,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.